Depois de muitos meses sem colocar o pé para fora de casa, muita gente está sentindo a necessidade física e mental de mudar de ares. Como o cenário ainda inspira cautela, as viagens curtas — para locais mais isolados, com poucas pessoas por metro quadrado — têm se mostrado uma alternativa de lazer interessante.
Esses deslocamentos feitos de carro, considerado atualmente um dos meios de transporte mais seguros para evitar a contaminação pela covid-19, incluem roteiros mais econômicos a destinos próximos, de um dia ou final de semana. São passeios que ajudam a recarregar as baterias e ainda favorecem a retomada do turismo doméstico, um dos setores mais impactados com a pandemia.
De acordo com a Veloe, unidade de negócios da Alelo especializada em pagamentos automáticos em pedágios e estacionamentos, o tráfego em pedágios apresentou crescimento de 41% durante a última semana de agosto, em comparação à última semana antes do início da quarentena (15 a 22 de março).
Desse total, 25% são veículos de passeio, o que mostra uma percepção de melhora no contexto da pandemia. Só no último feriado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), os turistas optaram por fazer deslocamentos mais curtos e dentro da própria região — em alguns lugares, a taxa de ocupação chegou a atingir 90%.
As viagens mais curtas podem ser ainda mais econômicas. Por isso, o planejamento — ou seja, colocar todas as contas na ponta do lápis, dos gastos com o carro até a hospedagem — é essencial. Observe dicas de ouro para que o passeio seja um sucesso, seguro e sem surpresas no bolso:
Nos pedágios, os adesivos de pagamento automático são atualmente considerados a alternativa mais ágil e segura de levantar as cancelas. “Eles têm se mostrado os preferidos pelos motoristas, facilitando a vida de quem está fazendo a retomada gradual de suas atividades, seja a trabalho ou lazer”, avalia Marcelo Costa, executivo responsável pela marca, que também faz parte da Alelo.
Além de descomplicar, Veloe — que nasceu há mais de dois anos já 100% digital — busca sempre oferecer as melhores experiências aos seus clientes em todas essas novas plataformas. Prova disso é o seu canal do Spotify, lançado no ano passado, o que mostra o pioneirismo e modernidade da marca indo além da abertura de cancelas para tornar qualquer tipo de trajeto muito mais agradável.
São trilhas para toda a família, que atendem a todos os estilos e gêneros musicais — elas vão do pop animado, eletrônica até as mais relax, passando por aquelas músicas que não podem faltar nas datas comemorativas. O perfil Veloe no Spotify atualmente dispõe de 15 playlists, com média de 50 músicas , bem diversificadas, com centenas de artistas.
* Planos e seus benefícios em www.veloe.com.br