A BR-101, administrada pela CCR Rio-SP, terá o primeiro sistema de cobrança de pedágio inteligente do Brasil. Trata-se do chamado free flow, ou fluxo livre. Ou seja, não há cancela. A cobrança é feita por meio de leitura por câmera. Segundo a CCR Rio-SP, a instalação dos pórticos já começou. Eles vão ficar no trecho da Rio-Santos entre Itaguaí, no km 414, em Mangaratiba, no km 477, e em Paraty, no km 538.
Conforme a concessionária, esse sistema agiliza o fluxo de veículos. De acordo com a austríaca Kapsch TrafficCom, que traz a tecnologia ao País, a vantagem do free flow é a inexistência de barreiras. Além disso, haverá redução do consumo de diesel no caso de veículos pesados. Bem como das emissões de poluentes e do tempo de viagem nas operações de transporte.
“Queremos melhorar cada vez mais a mobilidade nas estradas”, diz o vice-presidente da Kapsch para a região, Ramiro Virreira. Vale ressaltar que a empresa participou da implantação dessa solução em países como o Chile e o Equador.
Virreira lembra que o sistema está amplamente estabelecido na Europa e nos Estados Unidos. Bem como na Austrália e em países da Ásia. Segundo o executivo, nesses locais praticamente já não existem cabines de pedágio.
Conforme a Kapsch, o sistema utiliza pórticos instalados nas estradas. Eles têm câmeras, sensores e antenas. Assim, o equipamento consegue identificar e classificar o veículo por categoria. Seja como for, a leitura é feita por meio da tag no para-brisa. Bem como pela placa do veículo.
No primeiro caso, o preço do pedágio é cobrado na fatura da operadora da tag. Porém, é possível oferecer descontos no caso de usuários frequentes. Além disso, todos os veículos com tag terão desconto de 5% na tarifa de pedágio pelo uso do dispositivo.
Os veículos leves terão vantagem adicional com desconto progressivo a partir da segunda até a 30ª passagem apurada no mesmo local e sentido, dentro do mês vigente. Os descontos podem variar de 5% a 70%, de acordo com a empresa.
Já para veículos sem tag, o pagamento da tarifa poderá ser feito por Pix. Assim como por meio de outros aplicativos, como WhatsApp Chatbot, App ou portal web da concessionária. De acordo com a CCR, os valores das tarifas ainda não foram divulgados. Conforme a concessionária, isso é atribuição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“A Rio-Santos vai ser a primeira rodovia do Brasil com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas”, diz o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo. De acordo com ele, a partir da experiência acumulada neste trecho vai ser possível expandir a tecnologia para as demais rodovias e concessionárias.
Por fim, antes de dar início à nova forma de cobrança a empresa vai fazer uma campanha educativa. De acordo com a concessionária, o objetivo é mostrar aos usuários como o equipamento funciona, bem como destacar seus benefícios.