Voltar
Mobilidade com segurança

Futuro que se constrói hoje

Ações de sustentabilidade do Grupo CCR criam legado para as comunidades em que a companhia atua

09/06/2020 - 3 minutos, 3 segundos


teste-de-acuidade-visual-da-ccr
Testes de visão: um dos serviços oferecidos pelo Programa Estrada para a Saúde, que atende caminhoneiros. Foto: Clovis Ferreira/Digna Imagem

Segurança no trânsito, atitudes cidadãs e mobilidade urbana são temas fundamentais para a formação de um adulto responsável e, por isso, merecem cada vez mais espaço na grade curricular do ensino básico.

Leia mais:
Como a tecnologia pode auxiliar em um trânsito mais seguro
Confira o podcast Notícia No Seu Tempo sobre Mobilidade
Hoje tem Momento Mobilidade, não perca!

O Grupo CCR encontrou na educação um dos caminhos de sua atuação em sustentabilidade, área que a companhia vê como um conjunto de ações bem mais amplo, além da necessária e urgente preocupação com o meio ambiente.

Resultados no longo prazo

Criado em 2002, o programa Caminhos para a Cidadania, liderado pelo Instituto CCR, capacita professores e fornece material didático específico a estudantes de escolas públicas do 4º e do 5º anos.

O foco está em situações relacionadas às áreas de atuação das concessionárias que compõem o grupo: a necessidade de conhecer e seguir as leis de trânsito e a importância de atitudes como respeitar o assento prioritário em ônibus, trens e metrôs, por exemplo.

Somente no ano passado, o Caminhos para a Cidadania impactou 187 mil estudantes e 7 mil professores. “O programa ajuda a formar gerações mais conscientes de seu papel social”, diz a coordenadora do Instituto CCR e da área de Sustentabilidade do Grupo CCR, Juliana Diniz Abreu Andrade. “Um dos resultados a longo prazo é a contribuição com a redução do número de acidentes.”

Olhar transversal

As iniciativas de sustentabilidade do Grupo CCR são concebidas com o propósito de gerar valor a todos os públicos com os quais a companhia se relaciona, do poder concedente aos usuários. “Esse olhar transversal contribui para a criação de um legado mais consistente”, avalia Juliana.

Continua depois da publicidade

Outro exemplo disso é o Estrada para a Saúde. Desde 2001, estações fixas em rodovias administradas pelo Grupo realizam atendimentos de saúde gratuitos para caminhoneiros.

Os locais estão preparados para exames de acuidade visual, cálculo do índice de massa corporal (IMC), teste de glicemia, aferição da pressão cardíaca, avaliações odontológicas, podologia, além de serviços que ajudam na autoestima, como corte de cabelo.

“O cadastro gera um histórico que permite tanto ao programa quanto ao caminhoneiro acompanhar as condições de saúde. A iniciativa também leva o serviço em um modelo itinerante pelas rodovias, associado a palestras e orientações”, descreve Juliana. “É uma ação importante, pois une qualidade de vida a resultados objetivos, como a redução de acidentes.” No ano passado, o programa atendeu 21 mil caminhoneiros, gerando mais de 55 mil avaliações.

Sustentabilidade é eficiência

Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Grupo CCR contabiliza R$ 46,6 bilhões em investimentos que vêm transformando a infraestrutura de mobilidade do País e o conceito de prestação de serviços.

Esses investimentos resultaram em melhorias que se traduzem em segurança, inovação, qualidade de atendimento e redução dos impactos ambientais.

Para reduzir a geração de resíduos e a emissão de gases de efeito estufa, o Grupo adota ações pioneiras no País. Algumas praças de pedágios, por exemplo, já são abastecidas por painéis fotovoltaicos que convertem a energia solar em elétrica.

Na CCR Metrô Bahia, empresa que administra o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, uma avançada tecnologia permitiu, em 2019,  o reaproveitamento de cerca de 80% da água utilizada na limpeza dos trens. “As ações de sustentabilidade andam lado a lado com a rentabilidade, a ecoeficiência, o desenvolvimento regional, a qualidade de serviços e as operações seguras”, resume Juliana.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login