A 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities foi apresentada na manhã de ontem, 3 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O único estudo brasileiro de cidades inteligentes avaliou 74 indicadores de mais de 650 municípios.
Dessa forma, repetindo a liderança da edição do ano passado, Florianópolis (SC) manteve-se na primeira colocação, seguida por Vitória (ES), que subiu cinco posições, São Paulo (SP), que permaneceu na terceira colocação, Curitiba (PR) e Niterói (RJ).
O estudo, elaborado pela Plataforma Connected Smart Cities e a consultoria Urban Systems, em parceria com Mobilidade Estadão, foi apresentado na abertura da 10ª edição do Connected Smart Cities.
O evento, que termina hoje (4), concentra especialistas, representantes do setor público em suas três esferas (municipal, estadual e federal) e membros da academia interessados em debater e estimular o desenvolvimento das cidades brasileiras.
Assim, são mais de 250 palestrantes envolvidos em 60 painéis. O Centro de Convenções Frei Caneca recebeu ainda cerca de 60 expositores.
O Ranking Connected Smart Cities analisa todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes por meio de indicadores coletados e também recebidos de forma colaborativa dos municípios.
Além do ranking geral das 100 cidades mais inteligentes do País, o estudo traz resultados segmentados por região geográfica, porte das cidades (de 50 mil a 100 mil habitantes, de 100 mil a 500 mil habitantes e de mais de 500 mil habitantes).
Além disso, também é feita uma avaliação em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Energia, Governança e Economia.
Leia também: 5 tendências em cidades inteligentes implementadas no Brasil
Outra atração da edição deste ano do Connected Smart Cities foi a 10ª edição do Prêmio CSC, que reconheceu soluções operacionais e pré-operacionais inovadoras.
Além disso, a terceira edição do Selo CSC de Boas Práticas em Cidades Inteligentes reconheceu 45 cidades e seus representantes em cinco níveis de desenvolvimento.
Entre as que mais se destacaram no nível Diamante estão Salvador (BA) e Recife (PE).
“Estamos construindo uma cidade para as pessoas. Investimento em tecnologia e inovação faz parte deste processo”
José Auricchio Júnior Prefeito de São Caetano do Sul (SP)
“Implementamos ações que proporcionaram à cidade estar 100% saneada e ampliamos uso de tecnologias inovadoras para a gestão ambiental”
Fabrício Oliveira Prefeito de Balneário Camboriú (SC)
Veja as tabelas com todos os ganhadores do Connected Smart Cities 2024 aqui.