Ponte móvel grega conecta ilha ao continente sem restringir fluxo de barcos

Antes da implementação da ponte móvel, população utilizava ferryboat. Foto: Divulgação/Governo de Lefkada

Há 3 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 15 segundos

Uma solução de mobilidade prática e econômica foi adotada na ilha Lefkada, na Grécia. Conhecida como Santa Maura, a ponte móvel flutuante conecta o continente grego a uma das mais belas Ilhas Jônicas do país. Com as plataformas de entrada e saída basculantes que ficam em 90º, a ponte funciona como um barco que se locomove par abrir espaço ao tráfego de iates e embarcações. 

Leia também: Saiba onde fica a maior ponte marítima do mundo

Quando interrompe o fluxo de carros e ônibus, a ponte levanta as “asas”, se transformando em algo parecido com um ferryboat. Aliás, para garantir a segurança e um fluxo contínuo, há semáforos para as embarcações e trafego rodoviário. Durante a maior parte do dia a ponte fica ativa. Entretanto, a cada hora, ela se movimenta para dar espaço ao tráfego marítimo por cerca de 15 minutos. 

O sistema funciona desde 1986, data de sua implementação. Antes disso, a população utilizava ferryboat para fazer o trajeto. Em 2023, a ponte ficou inativa por conta do vencimento das licenças, mas em 2024 ela voltou a funcionar. 

Assista a ponte se movendo:

Quanto custa utilizar a ponte móvel?

A passagem pela ponte flutuante Santa Maura é gratuita. A estrutura é bastante utilizada pela população local e turistas. Apesar de não ser o principal destino na Grécia, Lefkada tem recebido atenção devido às praias de águas cristalinas e o centro histórico. 

Além disso, a ilha fica há apenas 19 km do Aeroporto Nacional de Aktion

Durante a maior parte do dia, a ponte móvel fica ativa para transporte terrestre. Foto: Divulgação/Governo de Lefkada

Como chegar a Lefkada?

Lefkada é a maior Ilha Jônica e a única com acesso sem custos de ferryboat. Para isso, basta utilizar a ponte flutuante Santa Maura. Ao chegar na entrada da estrutura metálica, os motoristas devem dirigir com cautela, pois a ponte é irregular e pode trazer algum desconforto se comparada ao asfalto. Após atravessar os 50 metros de ponte, basta seguir na estrada por cerca de 1 km e encontrar Lefkada. 

Porém, é possível fazer o trajeto de ônibus partindo de Atenas e Tessalônica. Além disso, é possível chegar a Lefkada por outras ilhas da região, como De Nidri e Vasiliki. Delas, partem ferries diariamente. Pequenos barcos turísticos realizam excursões para as ilhas e praias vizinhas.

Leia também: Maior túnel subaquático do mundo ficará pronto em 2029. Saiba onde será

*Com informações do Amazing Lefkada.