Enchentes no RS: Porto Alegre oferece transporte gratuito a abrigados para o interior do Estado

Para a viagem poder acontecer, o interessado precisa confirmar ter contato de apoio na cidade de destino escolhida. Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre
Redação Mobilidade
21/05/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 46 segundos

A cidade de Porto Alegre está oferecendo transporte gratuito para os abrigados das enchentes e inundações ocorridas na capital. O serviço de apoio disponibiliza ônibus para quem tem interesse em deixar a cidade durante o período de crise ambiental para cidades do interior do Estado e Litoral Norte.

Leia também: Corredor humanitário em Porto Alegre aumenta fluxo de veículos em 50%

A iniciativa contempla todos as pessoas alocadas nos 154 abrigos da prefeitura e entidades cadastradas. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, o serviço atende a todos os municípios com operação nas linhas intermunicipais da rodoviária instalada no Terminal Antônio de Carvalho. O ponto fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 6.670, bairro Agronomia, na Zona Leste.

Até então, a prefeitura definiu que os abrigos deverão informar os destinos possíveis e fazer a identificação dos interessados no transporte gratuito. Essa organização deve ser feita a partir de uma lista com informações de identificação, destino desejado e os contatos da pessoa responsável por recebê-los no local. Apenas com o contato confirmado que a viagem poderá acontecer. “A Central de Transporte verifica e confirma se o transportado será de fato recebido no seu destino conforme as informações fornecidas”, explicam em documento oficial.

As datas e horários serão definidas após esse processo. Conforme a prefeitura, na hora marcada, o transporte também inclui todos os pertences da pessoa. O serviço conta com apoio dos representantes do transporte intermunicipal e a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS).

Confira a lista de cidades atendidas pela iniciativa.

Situação atual

De acordo com o último relatório sobre as ações de resgate e impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, cerca de 82.666 já foram resgatadas. Ao todo, 463 cidades estão sofrendo com os impactos das fortes chuvas. Atualmente, 76.188 pessoas estão em abrigos e mais 581.633 estão desalojadas. Conforme levantamento da Defesa Civil, mais de 2 milhões de pessoas estão afetadas pela situação climática da região.