Prefeitura de São Paulo autoriza ampliação da frota de táxis de luxo

Os táxis Luxo têm tarifas 50% superiores às da categoria Comum. Foto: Adobe Stock
Redação Mobilidade
07/05/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundos

A Prefeitura de São Paulo  anunciou nesta segunda-feira (06) a autorização para o aumento do número de táxis da categoria Luxo na cidade. Com a medida (Portaria SMT.SETRAM nº 008), a representação dos táxis Luxo na frota total será duplicada, passando de 0,5% para 1%.

Destinados a um público que busca conforto e um serviço diferenciado, os táxis Luxo têm tarifas 50% superiores às da categoria Comum. Atualmente, há 200 táxis Luxo em circulação na cidade. Com a nova medida, esse número pode chegar a 370, enquanto o total de táxis no município atualmente é de 37.043. 

Prevê-se ainda um aumento absoluto no número de táxis de todas as categorias até o final do ano, uma vez que novos alvarás serão concedidos. O Departamento de Transportes Públicos (DTP) está em fase de elaboração de um edital para o sorteio de 3.330 novos Alvarás de Estacionamento.

Quanto custa o serviço de táxi

Para taxistas das categorias Comum, Comum-Rádio e Especial a bandeirada (valor inicial da corrida), é R$ 6. Nos veículos de Táxi Luxo, o valor da bandeirada é R$ 9. Os valores da tarifa de táxi foram reajustados em 28 de outubro de 2023. A Bandeira 2 (cobrada das 20h às 6h, de segunda a sábado e o dia todo aos domingos e feriados) tem o acréscimo percentual de 30% a ser aplicado sobre a tarifa quilométrica.