Na próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, a partir das 18h, serão conhecidos os vencedores do Prêmio Mobilidade Estadão 2023. O evento de premiação será realizado no Auditório do Estadão, na Av. Engenheiro Caetano Álvares, 55, Bairro do Limão, São Paulo, com início a partir das 18h e com transmissão pelas redes sociais do Estadão.
A edição deste ano Prêmio, que tem o patrocínio de Volvo, Honda Motos e Jeep, reconhece os destaques do Jornal do Carro, do Estradão, do MotoMotor e do Mobilidade, marcas do Grupo Estado, incluiu votação popular para 23 categorias, além de quatro grandes campeões escolhidos por um júri especial, formado pelo time da redação e especialistas do mercado. Os vencedores são:
Carro do Jornal do Carro: Fiat Fastback
Caminhão do Estradão: Volvo FH 540
Motocicleta do MotoMotor: Triumph Tiger 1200 Rally Explorer
Cidade Destaque em Mobilidade: São José dos Campos (SP)
Na segunda-feira serão anunciados os vencedores escolhidos pela votação popular.
Os automóveis, por exemplo, foram divididos em nove categorias, incluindo hatches, sedãs, picapes, SUVs e elétricos. Caminhões elétricos também concorreram, juntamente com pesados, semipesados, leves e furgões. Para motos, os votantes puderam optar em scooters, motos estradeiras e urbanas.
Na trilha Mobilidade, concorreram iniciativas, serviços e outras soluções, como veículos por assinatura, aplicativos de mobilidade, seguradoras e locadoras bem como bicicletas.
E, assim como ocorre na indústria de veículos, que no fim do ano lança a linha seguinte, o Prêmio é realizado sempre no último trimestre. Por isso, os campeões de 2022 serão reconhecidos pelo Prêmio Mobilidade 2023.
História
A primeira eleição dos melhores carros do País, realizada pelo Jornal do Carro, ocorreu em 2006. Em seguida, passou a ser feita anualmente e se transformou em registro histórico da evolução da indústria automotiva brasileira.
Logo a eleição ganhou corpo com a escolha também dos melhores caminhões e motocicletas. Com as transformações cada vez mais aceleradas, o Estadão se antecipou à nova tendência e adotou a marca Mobilidade como guarda-chuva para abarcar os maiores segmentos do setor. Isso inclui veículos, soluções voltadas à melhoria do trânsito, infraestrutura e novos serviços.
Com o voto popular, o Prêmio avança mais um degrau. Assim, indústria e desenvolvedores de soluções podem conhecer, de forma mais apurada, a percepção do consumidor em relação às suas marcas.