Depois de muitos rumores, a Royal Enfield finalmente mostrou a Super Meteor 650 no EICMA 2022. A nova cruiser da marca indiana usa o mesmo motor de 650 cc que equipa os modelos Interceptor 650 e Continental GT 650, já à venda no Brasil.
O motor de dois cilindros tem 648 cm³ de capacidade e arrefecimento a ar e óleo. Alimentado por injeção eletrônica, produz 47 cv de potência máxima a 7.250 rpm. Desempenho bastante superior se comparado aos 20,2 cv oferecidos pelo monocilíndrico da Meteor 350.
O torque também merece destaque: são 5,33 kgf.m a 5.650 giros. O câmbio da nova cruiser de 650 cc tem seis marchas e a transmissão final é feita por corrente.
A Super Meteor manteve o estilo cruiser da sua irmã menor, mas ganhou um novo conjunto ciclístico. Com objetivo de dar conta do melhor desempenho do motor de 650 cc. O quadro tubular feito em aço traz inéditos garfos telescópicos invertidos, na dianteira. A especificação é superior até mesmo do que suas irmãs Interceptor e Continental GT. Na traseira, o sistema bichoque tem dois amortecedores com ajuste na pré-carga da mola.
As rodas são de liga-leve, aro 19, na frente, e 16 atrás, calçadas com pneus, sem câmara, nas medidas 100/90 (dianteiro) e 150/80 (traseiro). Já os freios usam disco nas duas rodas, com sistema ABS de dois canais, para parar os 241 kg em ordem de marcha da Super Meteor.
Com 1.500 mm de distância entre-eixos e assento a apenas 740 mm de solo, a Super Meteor tem a proposta de ser uma moto cruiser feita para viajar. Para isso, seu tanque tem capacidade para 15,7 litros. A Royal Enfield, entretanto, não divulgou o consumo do modelo.
A Super Meteor 650 será vendida em duas versões: a standard e a Tourer, que traz para-brisa e encosto para a garupa, como itens de série. O modelo chega às lojas na Europa no início do próximo ano e também deverá vir ao Brasil, porém apenas no segundo semestre de 2023.