A cidade de São Paulo vai abrir as portas, outra vez, para a Fórmula E neste sábado, 16 de março. Desta vez, a principal categoria do automobilismo elétrico será no Sambódromo Anhembi.
O ABB FIA Formula E World Championship será realizado tanto dentro quanto ao redor do icônico sambódromo. Além de corridas com veículos elétricos que chegam a 320 km/h, o evento também vai contar com a presença de um carro voador.
A Gohobby, empresa de distribuição de drones no Brasil e na América Latina, estará presente na etapa de São Paulo do Campeonato Mundial de Fórmula E. Portanto, levará à Fan Village, espaço dedicado aos fãs, do E-prix o eVTOL 216-S da fabricante chinesa EHang.
O “carro voador” também elétrico pode ser apreciado pelo público, que também pode tirar foto com a novidade. “A Gohobby está entusiasmada em participar do evento E-prix, trazendo consigo o eVTOL da EHang. Essa é uma oportunidade para levar o futuro do transporte aéreo de passageiros e carga no Brasil para um local que tenho muito apreço e carinho, após meus 7 anos dedicados ao automobilismo profissional. A presença no evento representa não apenas um marco histórico, mas também uma chance de destacar a próxima era da mobilidade aérea no país”, conta Adriano Buzaid, CEO da Gohobby e ex-piloto da Fórmula 3 Britânica.
Leia também: ‘Carro voador’ elétrico sem piloto a bordo é lançado no Brasil
De acordo com a Gohobby, o eVTOL 216-S transporta até duas pessoas e um bagagem de mão. Assim, a carga útil total é de 220 kg em um alcance de 30 km.
Além disso, o veículo opera com 12 baterias independentes e 16 motores. O piloto não voa dentro da aeronave, já que o eVTOL é pilotado de forma remota e automática. Com o sistema inteligente de comando e controle da EHang, o piloto pode planejar, comandar, validar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, em tempo real, a partir do solo.
Ainda segundo a Gohobby, a EHang desenvolve sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) que transportam passageiros. Também é o único fabricante de eVTOL no mundo a obter a certificação padrão (“AC”), que autoriza os voos automatizados com passageiros e sem piloto a bordo. Além disso, atende aos requisitos de segurança e qualidade para operações comerciais.
O Campeonato Mundial de Fórmula E é o primeiro esporte global certificado com uma pegada líquida de carbono zero. A categoria dos carros elétricos conta com 22 pilotos e 11 equipes e está na 10ª temporada.
Por sua vez, a etapa de São Paulo é a quarta da temporada de 2024. Os ingressos do E-Prix de São Paulo 2024 estão disponíveis no site da Eleven Tickets.
No dia 16 de março, o público poderá assistir ao vivo todas as sessões de carros na pista: Treino Livre, Treino Classificatório e Corrida. Além disso, terá acesso a toda a ação do Allianz Fan Village – o festival imersivo da Fórmula E. Por fim, há também a Fan Store, Gaming Arena com simuladores, área para crianças, música ao vivo, praça de alimentação e ativação com as marcas parceiras da Fórmula E.
Este é o segundo E-Prix de São Paulo. Na ocasião, o paulista e ex-campeão da categoria Lucas di Grassi terá a companhia do mineiro Sergio Sette Camara na pista. Dois outros brasileiros também estrelam a categoria do lado de dentro dos boxes: a engenheira Lais Campelo da Jaguar TCR Racing e o manager da equipe NIO, Roberto Costa.