Fretadão implementa telemetria para controle de segurança viária | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Fretadão implementa telemetria para controle de segurança viária

Por: Erick Souza, especial para o Mobilidade . 03/07/2023
Mobilidade com segurança

Fretadão implementa telemetria para controle de segurança viária

Plataforma reúne informações sobre o desempenho dos condutores e mapeia situações como excesso de velocidade e de frenagens

1 minuto, 39 segundos de leitura

03/07/2023

Por: Erick Souza, especial para o Mobilidade

documentos para viajar de ônibus
Rastreadores de veículos acompanham deslocamento em tempo real. Foto: Getty Images

A plataforma digital de transporte compartilhado Fretadão acaba de incorporar em sua operação uma nova tecnologia para prevenção de acidentes de trânsito: a telemetria. De acordo com a empresa, o recurso faz parte de um sistema de controle de segurança viária.

Leia também: Agenda de 2023 traz boas perspectivas para segurança viária nacional

O equipamento conta com rastreadores de veículos para acompanhamento do deslocamento dos veículos em tempo real. Com o recurso, o aplicativo e site de transporte compartilhado de ônibus, micro-ônibus e vans pelo Brasil tem acesso a um dashboard completo com os dados dos motoristas.

A plataforma reúne informações sobre desempenho dos condutores, mapeando, por exemplo, excesso de velocidade e de frenagem. De acordo com a empresa, dessa forma é possível orientar os motoristas sobre a importância de desenvolverem uma condução mais segura, confortável e econômica.

Acidentes em elevação

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021 o Brasil apresentou um aumento de 3,35% no total de óbitos no trânsito, equivalente a 33.813 mortes.

Além de todos os danos sociais, os acidentes de trânsito têm custo estimado de R$ 20 bilhões por ano no Brasil. “É necessário ter consciência do cotidiano, do trajeto e dos desafios que as pessoas enfrentam nas ruas diariamente”, explica Antônio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

No País, a região Sul foi a que apresentou o maior aumento percentual de mortes no trânsito, atingindo 7,21%. Os dados do Sistema de Informações de Mortes DataSUS apresentam o Centro-Oeste em segundo, com um aumento de 6,56%.

O Sudeste e o Norte demonstraram crescimento de 4,36% e 0,95%, respectivamente. Apenas a região Nordeste obteve redução nos números de mortes no trânsito, com uma variação de -0,26%.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login