A Faixa Azul, sinalização experimental para que motos circulem com mais segurança entre os carros, chegará a mais 11 avenidas da cidade de São Paulo. A ampliação do projeto foi autorizada, ontem (28/9), pelo Ministério dos Transportes e será implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego da prefeitura paulista (CET-SP).
“Achamos fundamental estimular os municípios a tomarem iniciativas para aumentar a segurança no trânsito. Junto com a prefeitura de São Paulo, que solicitou o uso da sinalização experimental, queremos avançar na redução de sinistros e evitar mortes no trânsito”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Além de autorizar a ampliação da Faixa Azul, o Ministério dos Transportes renovou as autorizações para o uso da sinalização em outras seis avenidas. Embora, atualmente, a Faixa Azul funcione apenas nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes desde 2022, a prefeitura de São Paulo já havia sido autorizada a ampliar o projeto, mas perdeu o prazo.
Agora, com a renovação, a Faixa Azul para motos deverá se estender no Corredor Norte-Sul. Passará a englobar também as Avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, entre a ponte das Bandeiras e a praça da Bandeira, com extensão aproximada de quatro quilômetros. Também chegará à Avenida Rubem Berta, entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes.
“Essa é uma experiência que São Paulo trouxe e que deu muito certo, sem registro de nenhum óbito em um ano, que demonstra a importância do projeto para a preservação da vida dos motociclistas”, afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).
Quer saber como funciona a Faixa Azul? Leia aqui.
Com a autorização do Ministério dos Transportes, a Faixa Azul para motos deverá chegar a outras regiões da capital paulista. Embora o plano preveja quatro novos trechos, eles somaram 11 novas avenidas nas Zonas Oeste, Norte e Leste.
Veja as avenidas que receberam autorização para a implantação da Faixa Azul:
“É um sonho realizado, que é ter uma sinalização, um lugar digno para as motos andarem. Esperamos que, através dessa sinalização, a gente possa reduzir o número de acidentes e salvar vidas, que é o que a gente mais busca”, disse o presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo (SindimotoSP), Gilberto Almeida dos Santos.
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No entanto, a implantação das novas faixas exige o atendimento de uma série de condições pré-estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). De acordo com a Secretaria, as larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h. Já nas avenidas com limite de 60 km/h a faixa deve ter 1,20 metro.
Além disso, a CET-SP deverá enviar trimestralmente à Senatran um relatório com as análises e conclusões do projeto ao final do período experimental de um ano. O relatório deverá conter os seguintes dados: