Os famosos ônibus de turismo com teto aberto estão presentes no imaginário de muitos turistas. Populares ao redor do mundo, os veículos com vista panorâmica chegaram também ao Rio de Janeiro. Desde abril, visitantes e moradores podem conhecer os principais cartões postais da capital carioca a bordo de um deles. As passagens variam entre R$ 95 e R$ 190.
Leia também: Voos turísticos no Rio de Janeiro têm novas regras; confira quais
Os ônibus operam um serviço turístico de hop on e hop off, em que os passageiros podem subir e descer do veículo em qualquer um dos pontos ao longo de toda a duração do passeio. As viagens também contam com bar e apresentações musicais a bordo. “Nós colocamos música, cultura, arte, lazer, é tanta coisa envolvida e é muito regional. Nós contamos a história da cidade através da música”, explica Jorge Oliveira, um dos sócios da empresa Rio Samba Bus.
Atualmente, a Rio Samba Bus, empresa que gerencia o serviço, conta com seis ônibus. São dois abertos, dois panorâmicos fechados para dias de chuva e outros dois ônibus temáticos. Além dos veículos, também estão disponíveis seis passeios turísticos, com rotas que incluem desde os cartões postais mais famosos da cidade, a locais específicos para diferentes grupos e preferências.
O circuito City Tour é um dos principais roteiros da empresa. O passeio atravessa até 50 km do Rio de Janeiro, passando por pontos turísticos clássicos como o Pão de Açucar, o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O trajeto também inclui famosas praias como Ipanema, a Praia do Arpoador e Copacabana, por exemplo.
Os veículos temáticos estão divididos em dois grupos, um voltado para o público LGBTQ+ e o segundo, com foco nos amantes de futebol. O Rainbow Buss faz um circuito por pontos LGBTQ+ pela cidade somente à noite, circulando por boates, bares e restaurantes. E o Glorioso Móvel, voltado para os torcedores de futebol, realiza um trajeto até o Niltão, o Estádio Olímpico Nilton Santos.
O circuito Tour do Samba tem início em Copacabana e passeia por importantes pontos históricos que fizeram parte da criação do samba carioca. A turnê inclui passagens pelo Cais do Valongo e o Sambódromo do Rio de Janeiro.