O famoso “trem de brinquedo” atrai turistas de todo mundo devido ao trajeto com paisagens paradisíacas e viagem muito lenta. Localizado na Cordilheira Nilgiri, na Índia, o Nilgiri Mountain Railway liga a Mettupalayam, a 330 metros acima do nível do mar, a Ooty, cidade a 2,2 mil metros.
Leia também: Considerada uma das melhores viagens do mundo, trem brasileiro tem vagão para pets
Conforme o departamento de turismo do governo de Tamil Nadu, estado indiano, este é a única ferrovia cremalheira em funcionamento naquela região do País. Ou seja, a ferrovia possui um terceiro trilho dentado, que auxilia na subida de montanhas.
“Coberta por vegetação exuberante, com montanhas majestosas formando um cenário deslumbrante, o local oferece vistas que vão te deixar de queixo caído”, promete o governo local.
De acordo com o departamento de turismo de Tamil Nadu, a distância total que o trem percorre é de 46 quilômetros (km), em uma viagem que dura quase 5 horas para subir até Ooty. Já a descida é mais rápida, com duração de cerca de 4 horas. Durante o trajeto, os viajantes passam por 16 túneis, 250 pontes e 208 curvas.
Construído pelos britânicos em 1908, o trem é uma bitola de 1000 milímetros. Operado pela Southern Railway of India, a locomotiva por várias estações de montanha, como Coonoor, Wellington, Love Dale e Fern Hill.
Conforme a empresa, os britânicos costumavam viajar à região, conhecida como a “Suíça da Índia’ em busca de alívio de calor e conexão com a natureza.
Em 2005, a Unesco declarou a ferrovia como Patrimônio Mundial como uma extensão da Darjeeling Himalayan Railway, em Bengala Ocidental. Desde então, faz parte do maior patrimônio das Mountain Railways na Índia.
No site da Indian Railway, os turistas são orientados a fazer reservar para viajar no “trem de brinquedo” com, pelo menos, dois meses de antecedência. Ainda que as viagens sejam diárias, a locomotiva é pequena e bastante disputada.
Os ingressos podemos ser reservados pelo site www.irctc.co.in. Entretanto, é possível comprar os tickets presencialmente. Desta forma, o turista recebe cartões antigos, que podem ser colecionáveis.
Leia também: Trem noturno de alta velocidade liga Berlim a Paris em apenas oito horas