Dia Mundial Sem Carro (22/9): 5 passeios para fazer em São Paulo

A Avenida Paulista é uma das opções para quem quer se divertir sem carro em São Paulo. Foto: Adobe Stock
Fellipe Gualberto
Há 3h - Tempo de leitura: 3 minutos, 29 segundos

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado neste domingo (22). O evento convida as pessoas a passarem um dia sem usar o veículo, procurando outras opções para o seu transporte e reduzindo emissões de gases relacionados ao efeito-estufa.

Em 2024, a data cai em um domingo. Sendo assim, para os paulistanos, essa é uma boa oportunidade para passear e ter um dia de lazer deixando o carro na garagem. O Mobilidade Estadão preparou uma lista com cinco dicas de atividades para o no dia.

1- Passeio com o Aquático SP no Dia Mundial Sem Carro

Modal chamou a atenção de turistas desde sua inauguração. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo.

O Aquático SP foi inaugurado este ano como uma forma de trazer mais agilidade para a população da Zona Sul de São Paulo. O barco corta a Represa Billings e faz, em apenas 17 minutos, o trajeto que demora 1h20min de carro ou ônibus.

Desde o começo da sua operação, o modal atende turistas, além dos moradores da região. Sendo assim, quem quiser aproveitar o Dia Mundial Sem Carro para fazer um passeio de barco deve comparecer aos parques Cantinho do Céu ou Mar Paulista, terminais da nave, entre as 10h e 17h. Por fim, confira também os ônibus que podem te levar até os locais.

2- Ruas Abertas na Avenida Paulista

De fácil acesso por metrô, o passeio pode ser uma boa ideia no Dia Mundial Sem Carro.

Aos domingos, a Avenida Paulista fica fechada para carros e ônibus e aberta para o trânsito livre de pedestres. No local, os caminhantes podem conhecer diversos espaços culturais (como a Japan House, a Casa das Rosas e o Masp), visitar shoppings, cafés, restaurantes e até mesmo encontrar outras atrações, como artistas de rua.

Para chegar até a Avenida Paulista, é possível descer nas estações de metrô Paulista, Trianon-Masp ou Brigadeiro, todas da Linha 2-Verde, sendo que a Estação Paulista também possui conexão com a Linha 4-Amarela.

Leia também: Domingo na Paulista: por que São Paulo precisa ampliar as Ruas Abertas

3- Turistando na Liberdade

O bairro conta com comércios e museus que podem atrair turistas. Foto: Adobe Stock

O Bairro da Liberdade, por sua vez, possui quatro ruas que ficam abertas para pedestres aos domingos. Sendo assim, no Dia Mundial Sem Carro é uma opção passear a pé pelas Ruas dos Estudantes, Américo de Campos, Galvão Bueno e dos Aflitos.

A Liberdade é um bairro turístico que oferece amplas opções para quem gosta da cultura oriental. No local, é possível, por exemplo, experimentar o melhor da culinária japonesa, conferir lojas com produtos típicos e até mesmo visitar livrarias especializadas em títulos orientais.

4- Visita ao Memorial da América Latina

Neste mês o museu completa 35 anos. Foto: Adobe Stock

O Memorial da América Latina fica na Avenida Mário de Andrade, 664, a apenas 400 metros da Estação Palmeiras-Barra Funda, ponto que se conecta com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, 3-Vermelha do Metrô e terminais de ônibus urbanos e intermunicipais.

Em outras palavras, o Memorial tem fácil acesso usando transporte público, o programa perfeito para o Dia Mundial Sem Carro. O espaço fica aberto todos os dias das 10h às 17h. Por fim, é importante destacar que a entrada é de gratuita.

5- Passeio de patinete no Dia Mundial Sem Carro

Neste final de semana instrutores irão ajudar os interessados a andar de patinete. Foto: Divulgação/Jet.

A partir deste sábado (21), São Paulo contará com um novo modal disponível para sua população: patinetes elétricos. A JET disponibilizará 50 veículos para aluguel no Parque Linear Bruno Covas e no bairro do Retiro Morumbi.

Quem tiver interesse em conhecer o meio de transporte deverá baixar o app da empresa e carregar uma cota, usando cartão de crédito ou PIX. Por fim, o programa também deve enviar para o seu celular instruções de como desbloquear o modal e devolvê-lo após o uso.