Flup 2024: Terminal Gentileza recebe ações literárias e doações de livros em aquecimento ao evento

Dois mobiliários estarão posicionados no terminal para que os passageiros possam depositar suas doações. Foto: Ulisses Dumas

Há 7 dias - Tempo de leitura: 3 minutos, 5 segundos

O Terminal Gentileza no Rio de Janeiro será palco de ações literárias em homenagem à Festa Literária das Periferias (Flup). A edição deste ano acontece entre os dias 11 e 17 de novembro, no Circo Voador, no bairro da Lapa. Ao menos três eventos estão previstos para acontecer no terminal antes da Flup 2024.

O Terminal Intermodal Gentileza conecta o VLT Carioca ao sistema de ônibus municipais e BRTs da cidade. e receberá as ações em parceria com o Instituto CCR. Confira a programação e mais detalhes sobre as atividades:

Programação

As atividades ocorrerão ao longo do dia 8 de novembro, antecedendo a programação oficial do festival. A primeira ação agendada é o Sarau Machado de Assis, com seis apresentações de 15 minutos de duração cada. De acordo com a organização, os participantes poderão compartilhar criações e expressões artísticas no próprio terminal.

Ao mesmo tempo, haverá o sorteio de 10 exemplares dos livros Dramaturgia Negra e Contos para Depois do Ódio. O sarau é uma parceria da Flup com a Academia Brasileira de Letras e a Universidade das Quebradas.

A roda de conversa com o tema “Nós PODemos Tudo”, também acontece no dia 8. As participantes convidadas incluem Isabela Reis, jornalista, criadora de conteúdo e coapresentadora do podcast Angu de Grilo, e Gabriela de Oliveira, mais conhecida como Gabi de Pretas. A seleção das convidadas, segundo o Instituto CCR, levou em consideração personalidades atuais que são referências para mulheres negras.

A mediação será feita por Andrea Borges, diretora de produção da Flup e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O debate tratará de assuntos como reconhecimento, sucesso, dinheiro e visibilidade da população negra e feminina no Brasil.

Arrecadação de livros

Além das atividades, o CCR também promoverá uma ação de arrecadação de livros dentro do Terminal Gentileza. Assim como aconteceu em São Paulo, durante a Bienal Internacional do Livro.

De acordo com a organização, dois mobiliários estarão posicionados no terminal para que os passageiros possam depositar suas doações. A arrecadação estará disponível entre os dias 7 e 30 de novembro. Os livros serão destinado às instituições do Morro da Providência, no RJ.

Serviço

Sarau Machado de Assis

Data: 08/11
Horário: das 10h às 13h
Local: Terminal Intermodal Gentileza (Av. Professor Gentileza, 500 – Região Portuária)

Roda de conversa “Nós PODemos tudo”

Data: 08/11
Horário: das 15h às 16h
Local: Terminal Intermodal Gentileza
Participantes:

Isabela Reis: Jornalista, podcaster, mãe e criadora de conteúdo nas redes sociais. Coapresenta os podcasts “Angu de Grilo”, ao lado de sua mãe, a jornalista Flávia Oliveira.

Gabriela Oliveira: Natural de Niterói (RJ), aos 28 anos, Gabi de Pretas ganhou notoriedade ao estudar Relações Públicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde iniciou suas pesquisas sobre a estética da mulher negra nas redes sociais. Atualmente, conta com 624 mil seguidores no Instagram e 659 mil inscritos em seu canal no YouTube.

Andrea Borges (Mediadora): Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDOC) da FGV Rio de Janeiro. Possui experiência no desenvolvimento, implementação e análise de projetos socioculturais em instituições do terceiro setor. Formada em Turismo, também tem experiência no ensino de disciplinas relacionadas à área. Desde 2022, ocupa o cargo de Diretora de Produção da Festa Literária das Periferias – Flup.

Estante de doação de livros

Data: 07 a 30 de novembro
Horário: horário de funcionamento da estação
Local: Terminal Intermodal Gentileza