Virada Cultural terá ônibus de graça e metrô 24 horas; confira o esquema

As estações Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), São Bento (Linha 1-Azul) e Vila Sônia (Linha 4-Amarela) terão embarque 24 horas neste fim de semana. Foto: Divulgação.
Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade
17/05/2024 - Tempo de leitura: 4 minutos, 46 segundos

A Virada Cultural de 2024 contará com ônibus de graça e funcionamento do metrô em horários especiais nos dias 18 e 19 de maio, próximo fim de semana. O transporte sobre trilhos irá operar por 24 horas e o embarque deverá ser feito em estações específicas. Por sua vez, os ônibus terão tarifa zero.

Leia mais: Estação Júlio Prestes: ponto turístico e histórico receberá restauração

Confira com detalhes todas as mudanças no transporte público de São Paulo:

Trens na Virada Cultural

As linhas da CPTM irão funcionar em horário expandido nesse fim de semana (18 e 19 de maio). Sendo assim, entre a meia-noite e às 4h00 os passageiros poderão efetuar integrações com o metrô e desembarcar em qualquer uma das 57 estações da companhia.

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, vão operar de forma ininterrupta de sábado para domingo. Todas as estações dessas duas linhas estarão abertas para desembarques. As transferências podem ser feitas nas estações Barra Funda, Pinheiros, Santo Amaro, Presidente Altino e Osasco depois da meia noite de domingo.

Por fim, a CPTM informa que os intervalos entre os trens serão de 30 minutos durante a madrugada.

Metrô 24 horas

As estações de metrô Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) e São Bento (Linha 1-Azul) irão permitir o embarque e desembarque de passageiros 24 horas nesse fim de semana.

Enquanto isso, a estação Vila Sônia (Linha 4-Amarela) irá permitir apenas o embarque, os demais pontos da linha terão desembarque e transferência.

Por fim, as demais estações das Linhas 1, 2, 3 e 5 vão permitir somente o desembarque de passageiros da meia noite às 4h00 durante os dias 18 e 19 de maio.

Ônibus de graça

Na madrugada do dia 19 de maio (domingo) os ônibus municipais da capital terão gratuidade para atender aos interessados em assistir os shows da Virada Cultural. Ao todo, 150 linhas de noturnas estarão funcionando na madrugada.

Leia mais: ‘A Tarifa Zero vai além da mobilidade. É também uma questão social, geração de emprego e de renda’

Vias interditadas durante a Virada Cultural

Algumas vias ficarão sem trânsito até segunda-feira. Foto: Divulgação.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito de São Paulo durante os dias 18 e 19 de maio e interditar algumas vias da capital para que os shows da Virada Cultural possam ser realizados.

Centro

No Vale do Anhangabaú, das 17h00 do sábado às 20h00 do domingo estarão fechadas as vias

  • Rua da Consolação x Avenida São Luís;
  • Rua Boa Vista x Largo Pateo do Colégio;
  • Rua Florêncio de Abreu x Ladeira da Constituição;
  • Rua Líbero Badaró x Viaduto do Chá

Zona Leste

Em Itaquera, as ruas Felipe Lauri e Cecília Porto estarão fechadas das 22h00 de quinta-feira (16) às 09h00 de segunda-feira (20). Haverá também interdição da Avenida Nagib Farah Maluf, das 7h00 de sábado às 22h00 de domingo.

São Miguel Paulista terá duas interdições, nas vias Avenida Deputado José Aristodemo Pinotti e Rua Moacir Dantas Itapicuru, em ambas das 21h00 de quinta-feira às 04h00 de segunda-feira.

Zona Norte

Por sua vez, na Zona Norte as interdições ocorrem em dois bairros. Em primeiro lugar, na Avenida Inajar de Souza, no Jardim Primavera, entre as 20h00 de sexta-feira e 05h00 de segunda-feira.

Ao mesmo tempo, a Parada Inglesa terá as Avenida Luiz Dumont Villares, Rua Estefânia Louro, Sete de Novembro, Vinte e Cinco de Fevereiro, Francisco Lipi, Vinte e Quatro de Dezembro, Sílvio Rodini e Amandaú interditadas entre as 21h00 de sexta-feira e 05h00 de segunda-feira.

Zona Oeste

O bairro Butantã terá interdição da Avenida Eliseu de Almeida das 10h00 de sexta-feira às 04h00 de segunda-feira (20).

Por fim, no Jardim Peri-Peri acontecerá uma interdição na Avenida Junta Mizumoto no sábado, das 15h00 às 22h00, e no domingo, das 09h00 às 19h00.

Zona Sul

Em primeiro lugar, o bairro Campo Limpo terá três interdições das 22h00 de sexta-feira às 22h00 de domingo:

  • Área interna da Praça João Tadeu Priolli,
  • Rua Aroldo de Azevedo/Rua Lupicínio Rodrigues;
  • Rua José Viriato de Castro.

Por sua vez, Grajaú terá as seguintes vias fechadas das 6h00 de quinta-feira às 4h00 de segunda:

  • Rua Prof.  Oscar Barreto Filho;
  • Rua Ângelo Prado;
  • Rua Nazaré Prado.

O bairro de Parelheiros terá interdição na Rua Terezinha do Prado Oliveira, das 8h00 de quinta-feira às 04h00 de segunda-feira. Enquanto isso, a Avenida Luiz Gushiken será interditada em ambos os sentidos, das 22h00 de sexta-feira às 04h00 de segunda-feira.

Em Heliópolis as Avenida Almirante Delamare, Praça Barão de Belém e Rua Comandante Taylor serão interditadas das 21h00 de sexta-feira às 4h00 de segunda-feira. Por fim, Capela do Socorro não terá tráfego no mesmo horário nas vias Avenida Atlântica, Avenida Inácio da Cunha Leme e Praça Nicolau Aranha Pacheco.

A Virada Cultural agora é Virada da Solidariedade

A programação completa da Virada Cultura está disponível no site do evento. Aristas como MC Hariel, Psirico, Pabllo Vittar e Gloria Groove estão confirmados em show pelos palcos espalhados pela cidade.

Ao mesmo tempo, o evento também contará com tendas de coletas de doação para as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul em todas as 12 regiões em que os shows vão ocorrer. Sendo assim, os participantes podem doar alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e de limpeza.

Leia também: Enchentes no RS: CPTM e Metrô recolhem doações para desabrigados