5ª Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo celebra ferrovias do Estado

Capital paulista terá exibição de filmes e passeios gratuitos por locais que contam a história das ferrovias. Foto: willbrasil21 - stock.adobe.com
Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade
02/08/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 58 segundos

Entre os dias 2 e 4 de agosto, ocorre a 5ª Jornada do Patrimônio do Estado, evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Neste ano, o evento tem como tema as ferrovias estaduais e trará atrações culturais, shows e palestras para 40 cidades, sempre em locais históricos relacionados aos trens.

“O sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do Estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Leia também: Cinemetrô, assista filmes de graça nas estações até o dia 5 de agosto

Atrações na capital

Na capital paulista, a 5ª Jornada do Patrimônio do Estado exibirá filmes temáticos sobre ferrovias de graça. Por exemplo, os adultos podem assistir “Glory” no Museu da Imagem e do Som (MIS), dia 3 de agosto às 18h ou “De Quem é o Sutiã” também no MIS, no dia 4, às 17h. Enquanto isso, as crianças terão exibições de “As aventuras de Paddington”, dia 4, às 14h.

Além dos filmes, os paulistanos também poderão fazer uma visita integrada à Pinacoteca e ao Memorial da Resistência. O passeio terá como tema o desenvolvimento econômico paulistano e o impacto das ferrovias, com encontro na Pinacoteca em 3 de agosto, das 10 às 18h.

Atrações no interior

Ao mesmo tempo, no interior será possível aproveitar todo tipo de programa. Por exemplo, o show Brasilidades Pocket, com Fernanda Marx em Santa Rita do Passa Quatro ou a oficina de conservação em edifícios tombados, que serão realizados em Jundiaí.

Para conferir a programação completa com todas as atividades, clique aqui.

Além de São Paulo, as cidades que irão receber atividades culturais são: Águas da Prata, Araçatuba, Araraquara, Bananal, Bauru, Bilac, Biritiba Mirim, Botucatu, Brodowski, Campinas, Caieiras, Campos do Jordão, Cardoso, Casa Branca, Chavantes, Cosmópolis, Cruzeiro, Cubatão, Descalvado, Echaporã, Guararema, Itu, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Pindamonhangaba, Piraju, Queluz, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Rita do Passa Quatro, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, Taubaté, Tupã, Sorocaba.

Leia também: São Paulo Nos Trilhos: novos projetos de mobilidade com trens e metrô