Estações da CPTM terão pontos de descarte de eletrônicos até março

A campanha Acelerando pelo Meio Ambiente ficará ativa até o dia 29 de março; já a exposição do modelo da Stock Car ocorre apenas entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Foto: Divulgação/CPTM

21/02/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 47 segundos

Em parceria com a Rede Circulare e a equipe Eurofarma-RC Stock Car, a CPTM vai disponibilizar pontos de descarte de eletrônicos em cinco estações. A ação faz parte da campanha Acelerando pelo Meio Ambiente, em promoção do descarte correto de resíduos eletroeletrônicos. As instalações estarão disponíveis até o dia 29 de março.

As estações com pontos de entrega voluntária (PEV) são: Palmeiras-Barra Funda, Luz, Brás, Francisco Morato e Tatuapé. Além dessa ação, a campanha também realizará exposição do modelo V8 Stock Car, próximo às catracas. Este segundo ato da campanha tem o apoio dos tricampeões da equipe Eurofarma-RC, Ricardo Maurício e Daniel Serra, além do piloto Gaetano di Mauro.

Leia também: Relacionamento sério e longo: conheça a história da criação da Stock Car

“Para nós é sempre um prazer esse envolvimento em ações que contribuam para a melhoria do nosso entorno e do nosso planeta. Essa já é uma prática comum na nossa equipe, principalmente, porque faz parte do nosso DNA”, diz Ricardo Maurício.

O carro ficará em exposição entre o dia 20 e o dia 24 de fevereiro. Depois, o modelo segue para Goiânia, cidade sede da primeira etapa da temporada Stock Car 2024.

Pontos de descarte de eletrônicos

De acordo com a CPTM, podem ser descartados celulares quebrados, com defeito ou fora de uso, cabos de energia, computadores, notebooks, brinquedos eletrônicos, eletrodomésticos, controle remoto, televisores e tomadas, por exemplo. Ao mesmo tempo, itens como não eletrônicos, pilhas, lâmpadas, toners, baterias e tv de tubo, não devem ser entregues ali.

Os itens recolhidos serão encaminhados para recicladores autorizados da Rede Circulare e todas as peças desmontadas podem ser rastreadas. Segundo dados da Rede Circulare, só o bairro do Brás gera mais de 300 mil quilos de resíduos eletrônicos por ano.

Esse valor equivale ao peso de 234 carros de corrida, como o em exposição. Atualmente, apenas 3% dos resíduos eletrônicos tem o descarte feito de forma correta.