A venda e a produção de motos no Brasil têm registrado bons resultados em 2022. Até novembro passado, as vendas chegaram a mais de 1,2 milhão de unidades, uma alta de 17,7% em comparação com o mesmo período de 2021. Com o aumento na venda dos veículos de duas rodas, a adesão ao seguro de moto também tem crescido.
É o que mostra um levantamento exclusivo da Allianz, líder em seguro de moto no Brasil. A empresa registrou uma alta de 30,3% em Prêmio Emitido Líquido (faturamento) nesta carteira em comparação com janeiro a outubro do ano anterior.
A região Sudeste liderou a adesão ao seguro de moto no período analisado, de acordo com a Allianz, com 48% dos prêmios emitidos. Na sequência, aparecem Nordeste (23,7%) e Sul (16,2%). A contratação do seguro foi feita majoritariamente pelo público masculino, na faixa-etária de 34 a 40 anos de idade.
De acordo com David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da Allianz Seguros, a expectativa é que a procura pelo seguro de moto siga em alta. De acordo com a Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motocicletas, o mercado deve fechar o ano de 2022 com 1,4 milhão de motocicletas produzidas.
“É um número bastante expressivo e que continuará impactando na nossa indústria, pois as motos necessitam de um seguro da mesma forma que um automóvel. A apólice funciona como uma ferramenta para garantir esse bem que foi conquistado e que, muitas vezes, também é utilizado como principal ferramenta de trabalho”, conclui o executivo.