A Suzuki apresentou hoje o modelo 2023 da V-Strom 1050. O principal destaque da nova geração da bigtrail é a versão DE, mais aventureira. Com roda aro 21, na dianteira, e mais curso nas suspensões, a nova Suzuki V-Strom DE promete um melhor desempenho no fora-de-estrada. Também continua em linha a V-Strom 1050, com rodas de liga-leve e aro 19, na frente, mais voltada para o asfalto.
Além da criação da V-Strom 1050 DE, no lugar da XT, que desembarcou no Brasil no ano passado, a aventureira da Suzuki recebeu algumas melhorias. Segundo a marca japonesa, a transmissão foi revista, com a primeira e a sexta mais longas, e o modelo ganhou quickshifter bidirecional, ou seja, o sistema permite subir ou reduzir as marchas sem o uso da embreagem.
A bigtrail da Suzuki também traz um novo painel, mais completo e com tela colorida de TFT, e algumas melhorias na parte eletrônica da moto. Na nova geração, segundo a marca, foram feitos acertos no acelerador eletrônico e no controle de cruzeiro (cruise control).
O motor, contudo, não sofreu alterações. Trata-se do mesmo bicilíndrico em “V”, a 90°, com 1.037 cm³ de capacidade. Arrefecido a líquido, produz bons 107 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 10,2 m.kgf de torque a 6.000 giros. A transmissão final agora tem uma corrente mais resistente, de acordo com a marca.
Criada em 2002, quando era chamada de DL 1000, a Suzuki V-Strom sempre foi uma moto aventureira esportiva. Uma espécie de crossover, com rodas de liga-leve e aro 19 e 17, na frente e atrás. Em 2020, o modelo ganhou a versão XT, com rodas raiadas, mas mantendo a mesma configuração.
Já na nova V-Strom, a Suzuki optou por torná-la mais apta para enfrentar estradas de terra. Para isso, manteve as rodas raiadas, porém, adotou o aro 21, na dianteira. Isto porque a roda com maior diâmetro enfrenta melhor os terrenos acidentados.
As suspensões têm curso mais longo. Na dianteira, o garfo telescópico invertido tem 170 mm de curso, e, na traseira, o monoamortecedor tem 169 mm de curso, na versão DE. O resultado é também uma maior distância livre do solo – 190 mm contra 165 mm – para superar melhor os obstáculos.
Entretanto, a Suzuki precisou fazer mudanças na geometria do quadro, para manter a estabilidade da moto em alta velocidade. Na nova V-Strom 1050 DE, o ângulo de cáster foi aumentado, assim como a balança traseira foi redesenhada e ficou mais longa. Com essa mudanças, a versão DE tem uma distância entre-eixos maior: 1.595 mm contra 1.555 mm do modelo “standard”.
O assento é outro diferencial. Na versão mais aventureira da nova Suzuki V-Strom, o banco é fixo e fica a 880 mm do solo, enquanto no modelo com rodas de liga-leve, o assento pode ser ajustado em duas posições (855 – 875 mm). As pedaleiras também são maiores e mais reforçadas na versão DE.
Na parte eletrônica, a nova geração da bigtrail manteve o sensor de medição inercial em seis eixos, como o modelo atualmente à venda no Brasil. O pacote tecnológico inclui uma grande variedade de sistemas de assistência ao condutor: controle de tração, freios ABS, distribuição de frenagem, assistência em descidas e ladeiras, além dos modos de pilotagem.
Para garantir uma pilotagem mais radical, a versão aventureira DE traz um novo ajuste no controle de tração, chamado de Gravel. Indicado pela letra “G”, o modo permite que a roda traseira “derrape” mais e o motociclista consiga pilotar de forma mais radical em estradas de terra e cascalho. Outra diferença da V-Strom 1050 DE é a possibilidade de desligar o ABS na roda traseira. Essa característica também ajuda a pilotar no off-road.
A nova Suzuki V-Strom 1050 e 1050 DE foram apresentadas no início de setembro, na Europa. Embora já tenha revelado todas as mudanças e atualizações em sua bigtrail, a marca japonesa não divulgou o preço e nem mesmo quando o modelo chega às lojas. Segundo a imprensa europeia, a nova geração da bigtrail deve chegar às lojas ainda neste ano.
A nova Suzuki V-Strom será vendida nas cores azul, cinza, preta e vermelha, enquanto a versão DE terá as opções amarela, azul e preta.
Agora, respondendo à pergunta: é provável que a nova V-Strom 1050 e a 1050 DE venham sim ao Brasil. Até mesmo porque no press kit de apresentação da bigtrail, a Suzuki faz questão de informar que os modelos que virão ao País não terão o quickshifter como item de série.
Entretanto, a chegada da nova Suzuki V-Strom ao Brasil ainda deve demorar. Afinal, a J.Toledo, representante da marca japonesa no País, está comercializando a geração anterior há menos de um ano. Provavelmente, a nova versão e também as melhorias na aventureira da Suzuki só devem chegar por aqui no final de 2023.