Suzuki apresenta nova V-Strom 1050 com roda aro 21 na dianteira

Nova versão DE tem rodas raiadas, com aro 21, na dianteira, além de suspensões com curso mais longo, para enfrentar qualquer caminho. Fotos: Divulgação/Suzuki

05/09/2022 - Tempo de leitura: 4 minutos, 28 segundos

A Suzuki apresentou hoje o modelo 2023 da V-Strom 1050. O principal destaque da nova geração da bigtrail é a versão DE, mais aventureira. Com roda aro 21, na dianteira, e mais curso nas suspensões, a nova Suzuki V-Strom DE promete um melhor desempenho no fora-de-estrada. Também continua em linha a V-Strom 1050, com rodas de liga-leve e aro 19, na frente, mais voltada para o asfalto.

Além da criação da V-Strom 1050 DE, no lugar da XT, que desembarcou no Brasil no ano passado, a aventureira da Suzuki recebeu algumas melhorias. Segundo a marca japonesa, a transmissão foi revista, com a primeira e a sexta mais longas, e o modelo ganhou quickshifter bidirecional, ou seja, o sistema permite subir ou reduzir as marchas sem o uso da embreagem.

Nova Suzuki V-Strom 1050 também tem versão mais voltada para o asfalto, com rodas de liga-leve e aro 19, na frente

A bigtrail da Suzuki também traz um novo painel, mais completo e com tela colorida de TFT, e algumas melhorias na parte eletrônica da moto. Na nova geração, segundo a marca, foram feitos acertos no acelerador eletrônico e no controle de cruzeiro (cruise control).

O motor, contudo, não sofreu alterações. Trata-se do mesmo bicilíndrico em “V”, a 90°, com 1.037 cm³ de capacidade. Arrefecido a líquido, produz bons 107 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 10,2 m.kgf de torque a 6.000 giros. A transmissão final agora tem uma corrente mais resistente, de acordo com a marca.

Diferenciais da nova Suzuki V-Strom 1050 DE

Criada em 2002, quando era chamada de DL 1000, a Suzuki V-Strom sempre foi uma moto aventureira esportiva. Uma espécie de crossover, com rodas de liga-leve e aro 19 e 17, na frente e atrás. Em 2020, o modelo ganhou a versão XT, com rodas raiadas, mas mantendo a mesma configuração.

Já na nova V-Strom, a Suzuki optou por torná-la mais apta para enfrentar estradas de terra. Para isso, manteve as rodas raiadas, porém, adotou o aro 21, na dianteira. Isto porque a roda com maior diâmetro enfrenta melhor os terrenos acidentados.

Para-brisa mais baixo
Roda aro 21 na dianteira
Novo painel de TFT
Suspensões com curso mais longo

As suspensões têm curso mais longo. Na dianteira, o garfo telescópico invertido tem 170 mm de curso, e, na traseira, o monoamortecedor tem 169 mm de curso, na versão DE. O resultado é também uma maior distância livre do solo – 190 mm contra 165 mm – para superar melhor os obstáculos.

Entretanto, a Suzuki precisou fazer mudanças na geometria do quadro, para manter a estabilidade da moto em alta velocidade. Na nova V-Strom 1050 DE, o ângulo de cáster foi aumentado, assim como a balança traseira foi redesenhada e ficou mais longa. Com essa mudanças, a versão DE tem uma distância entre-eixos maior: 1.595 mm contra 1.555 mm do modelo “standard”.

O assento é outro diferencial. Na versão mais aventureira da nova Suzuki V-Strom, o banco é fixo e fica a 880 mm do solo, enquanto no modelo com rodas de liga-leve, o assento pode ser ajustado em duas posições (855 – 875 mm). As pedaleiras também são maiores e mais reforçadas na versão DE.

Eletrônica mais aventureira

Na parte eletrônica, a nova geração da bigtrail manteve o sensor de medição inercial em seis eixos, como o modelo atualmente à venda no Brasil. O pacote tecnológico inclui uma grande variedade de sistemas de assistência ao condutor: controle de tração, freios ABS, distribuição de frenagem, assistência em descidas e ladeiras, além dos modos de pilotagem.

Para garantir uma pilotagem mais radical, a versão aventureira DE traz um novo ajuste no controle de tração, chamado de Gravel. Indicado pela letra “G”, o modo permite que a roda traseira “derrape” mais e o motociclista consiga pilotar de forma mais radical em estradas de terra e cascalho. Outra diferença da V-Strom 1050 DE é a possibilidade de desligar o ABS na roda traseira. Essa característica também ajuda a pilotar no off-road.

Nova V-Strom vem ao Brasil?

A nova Suzuki V-Strom 1050 e 1050 DE foram apresentadas no início de setembro, na Europa. Embora já tenha revelado todas as mudanças e atualizações em sua bigtrail, a marca japonesa não divulgou o preço e nem mesmo quando o modelo chega às lojas. Segundo a imprensa europeia, a nova geração da bigtrail deve chegar às lojas ainda neste ano.

A nova Suzuki V-Strom será vendida nas cores azul, cinza, preta e vermelha, enquanto a versão DE terá as opções amarela, azul e preta.

Agora, respondendo à pergunta: é provável que a nova V-Strom 1050 e a 1050 DE venham sim ao Brasil. Até mesmo porque no press kit de apresentação da bigtrail, a Suzuki faz questão de informar que os modelos que virão ao País não terão o quickshifter como item de série.

Entretanto, a chegada da nova Suzuki V-Strom ao Brasil ainda deve demorar. Afinal, a J.Toledo, representante da marca japonesa no País, está comercializando a geração anterior há menos de um ano. Provavelmente, a nova versão e também as melhorias na aventureira da Suzuki só devem chegar por aqui no final de 2023.