Shows do System of a Down em São Paulo
A banda de nu metal armênio-americana System of a Down desembarca esta semana em São Paulo para três apresentações da turnê sul-americana Wake Up!. O grupo não se apresenta no País há dez anos – não à toa, os 100 mil ingressos para os dois shows previstos inicialmente esgotaram quase imediatamente e uma nova data foi marcada.
As duas primeiras apresentações acontecem neste final de semana, sábado, 10, e domingo, 11, no Allianz Parque, na zona oeste da capital. Além disso, a terceira apresentação será na quarta-feira, 14, no Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista.
Leia também: Quanto ganha um motorista de Uber?
Com locais distintos e expectativa de grande público, é, portanto, importante planejar o deslocamento e sair com antecedência para evitar transtornos e aproveitar ao máximo os eventos. O Mobilidade Estadão preparou um guia com as principais opções e dicas para chegar aos locais dos shows do System of a Down na cidade.
Localizado na Avenida Francisco Matarazzo, 1705, na zona oeste de São Paulo, o Allianz Parque é bem atendido pelo transporte público. Mas a região é normalmente agitada e, com os shows, pode ter congestionamentos acentuados. Por isso, atenção aos horários.
As apresentações nos dois dias começam às 21h, com portões abertos desde às 16h.
A forma mais recomendada para chegar ao Allianz Parque é utilizando a rede sobre trilhos. O terminal intermodal Palmeiras-Barra Funda é ponto chave, pois integra a Linha 3-Vermelha do Metrô com as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, facilitando o acesso de diversas partes da cidade e da região metropolitana. Da estação até o estádio, a caminhada leva cerca de 15 a 20 minutos e costuma ser um trajeto seguro, percorrido por muitos outros frequentadores do evento.
Ali também para o Expresso Aeroporto, que vem desde o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
No entanto, fique atento ao horário de funcionamento do sistema metroferroviário, que encerra a operação após a meia-noite aos sábados e domingos. No site do Metrô SP é possível ver quais trechos operam até qual horário para planejar o retorno do show.
Porém, para quem prefere o ônibus, diversas linhas municipais atendem as avenidas próximas ao estádio, como a Francisco Matarazzo, Antártica, Sumaré e Pacaembu. A recomendação, assim, é usar aplicativos de mobilidade ou o site e aplicativo da SPTrans para identificar as melhores rotas e os pontos de desembarque mais convenientes a partir do seu ponto de origem. O próprio terminal Palmeiras-Barra Funda atende várias linhas.
Se optar por ir de carro, as principais vias de acesso incluem a Marginal Tietê (com saídas para a Av. Antártica ou Av. Marquês de São Vicente), a Av. Sumaré e a Av. Francisco Matarazzo. Prepare-se, contudo, para tráfego intenso nas horas que antecedem o show e, especialmente, na saída. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) frequentemente implementa bloqueios em ruas do entorno para priorizar a circulação de pedestres, o que pode, nesse sentido, alterar as rotas sugeridas por aplicativos de GPS como Waze e Google Maps. Fique atento, portanto, à sinalização viária.
Estacionar na região também requer planejamento. O Allianz Parque conta, nesse sentido, com um estacionamento oficial operado pela Estapar (acesso pela Rua Padre Antônio Tomás), com 1.500 vagas; se possível, compre antecipadamente pela internet. Nas redondezas, há diversos estacionamentos privados, como o do Shopping Bourbon. Evite estacionar em locais proibidos ou que comprometam a segurança.
Para quem vai de aplicativo (Uber, 99, etc.), o embarque e desembarque pode ser dificultado pelos bloqueios e pelo fluxo de pessoas. Assim, uma dica é combinar com o motorista um ponto de encontro algumas quadras mais distante da entrada principal.
O show de quarta-feira, 14, levará os fãs à Zona Sul, no tradicional Autódromo de Interlagos. O local, palco de grandes festivais e corridas, tem na Linha 9 da CPTM sua maior aliada para o transporte de massa. Isso porque ir de carro em um dia útil para um evento noturno na região é uma opção que exige muita paciência.
A Estação Autódromo, pertencente à Linha 9-Esmeralda da CPTM, da ViaMobilidade, é a parada ideal para quem vai ao show. Da saída da estação até o portão principal de acesso do público, a caminhada é de aproximadamente 15 a 20 minutos. A Linha 9-Esmeralda oferece integrações importantes com o metrô nas estações Pinheiros (Linha 4-Amarela) e Santo Amaro (Linha 5-Lilás). Mas atenção ao horário de funcionamento, até meia noite.
Linhas de ônibus que circulam pela Av. Interlagos e Av. Senador Teotônio Vilela também podem servir como alternativa. Recomenda-se consultar o site ou aplicativo da SPTrans para verificar as opções disponíveis no trajeto necessário.
Ir de carro para Interlagos em um dia de semana para um show é fortemente desaconselhado devido ao trânsito. Afinal, as principais vias de acesso, como a Marginal Pinheiros, Avenida Interlagos e Avenida Senador Teotônio Vilela, já apresentam fluxo intenso normalmente e devem ficar ainda mais congestionadas. A CET, além disso, pode realizar bloqueios e desvios.
O estacionamento é outro ponto crítico. O Autódromo não oferece um grande bolsão oficial para o público geral em shows. Assim, as vagas em estacionamentos improvisados e terrenos no entorno são limitadas, costumam ter preços altos e exigem cautela. Se precisar usar aplicativos de transporte, esteja ciente que o embarque e desembarque próximo ao local será complicado, com possibilidade de longas esperas e preços dinâmicos elevados na saída. Pode ser necessário caminhar para encontrar seu motorista em um local menos congestionado.
Para aproveitar qualquer um dos shows do System of a Down sem estresse com o deslocamento, algumas recomendações são universais. Planeje seu trajeto com antecedência, decidindo como vai e como volta. Saia de casa cedo, com bastante folga para lidar com imprevistos no trânsito ou no transporte público. Sempre que possível, dê preferência ao transporte coletivo, que costuma ser a opção mais eficiente em grandes eventos na cidade.
Antes de sair, consulte os canais oficiais da SPTrans, Metrô, CPTM/ViaMobilidade e CET para verificar se há alguma informação de última hora sobre a operação dos transportes ou alterações no trânsito. Além disso, use sapatos confortáveis, hidrate-se, fique atento aos seus pertences e aproveite o show.
Leia também: Cresce uso da bicicleta como meio de transporte no Estado de São Paulo, mas segurança não acompanha