Ar-condicionado em SP: 9% dos ônibus da capital ainda não possuem refrigeração | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Ar-condicionado em SP: 9% dos ônibus da capital ainda não possuem refrigeração

Por: Redação Mobilidade . 14/05/2024
Mobilidade para quê?

Ar-condicionado em SP: 9% dos ônibus da capital ainda não possuem refrigeração

Desde 2016, todos os veículos incorporados ao sistema de transporte municipal devem possuir ar-condicionado instalado

1 minuto, 42 segundos de leitura

14/05/2024

Por: Redação Mobilidade

ônibus com ar-condicionado em SP
De acordo com SPTrans, todos os ônibus em operação no sistema de transporte público de São Paulo devem ter ar-condicionado. Foto: Divulgação

Em março, cerca de 91% dos ônibus em operação na cidade de São Paulo possuem ar-condicionado instalado. O número mais atualizado até então, registra 10.913 veículos circulando com o equipamento de refrigeração. De acordo com a SPTrans, todos os ônibus da cidade terão ar-condicionado até 2025.

Leia também: Lei estabelece ar-condicionado obrigatório em todo transporte público do Distrito Federal

Por determinação da SPTrans, desde 2016, todos os novos veículos inseridos no sistema de transporte público da capital devem, obrigatoriamente, possuir equipamento de refrigeração. Desde as ondas de calor que assolaram o País durante o verão, muitos usuários reclamaram sobre as condições dos equipamentos no transporte público na cidade.

Em março, por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta de calor na cidade, com previsões de temperatura na faixa de 35°C. Por causa da comoção pública no início do verão, em dezembro de 2023, a SPTrans divulgou uma circular em que estabelecia um novo padrão de funcionamento do ar-condicionado nos ônibus.

De acordo com a nota, os motoristas deveriam manter os motores e o ar-condicionado ligados por até 10 minutos nos pontos finais, para manter a temperatura confortável dentro dos veículos. A data limite para adequação dos ônibus foi até o dia 11 de março deste ano.

Ar-condicionado em SP

Ainda em 2016, a Prefeitura de São Paulo também estabeleceu uma lei para instalação de novos ônibus com ar-condicionado, com prioridade para as linhas com maior percurso e as com maior demanda de munícipes.

Mas as leis sobre o equipamento são ainda mais antigas. Em janeiro de 2015, a Portaria nº 009/15 já determinava que todos os veículos vinculados aos serviços de transporte coletivo de passageiros do município deveriam possuir equipamentos de ar condicionado. Na época, a responsabilidade estava atribuída à SPTrans, que também deveria estabelecer critérios e prazos para viabilizar o devido atendimento da determinação.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login