Apresentada no final de 2020, a plataforma de 660cc da Triumph deu origem a duas motos e se tornou sucesso de vendas. A naked Trident 660 e a crossover Tiger Sport 660 responderam por 21% das motos vendidas pela marca inglesa em todo o mundo em 2023. De olho no segmento de motos médias, o que mais cresce atualmente, um nova moto Triumph de 660cc deve ser lançada em breve.
O “segredo” foi revelado pelo diretor comercial da Triumph Motorcycles em entrevista exclusiva ao MotoMotor. “Eu posso confirmar que a plataforma de 660 cc terá o lançamento de uma nova moto nos próximos três meses”, garantiu Paul Stroud. O executivo inglês, contudo, não deu mais detalhes de qual seria essa nova moto de 660cc da Triumph.
Leia a entrevista completa: ‘Triumph vai produzir mais motos de 400 cc e 660 cc em Manaus’
Entretanto, basta uma busca na internet para se deparar com imagens de uma suposta esportiva da marca, flagrada nas estradas inglesas. O modelo, afirmam os rumores, marcaria o retorno da Daytona ao line-up da Triumph. A esportiva, porém, agora usaria o novo motor de três cilindros e 660cc.
Além do motor, quadro e balança traseira da Daytona 660 se assemelham aos da Trident 660. Os números de desempenho também devem ser semelhantes: 81 cv de potência máxima e 6,5 mkgf de torque.
Uma análise mais cuidadosa das imagens, no entanto, mostra que a Daytona 660 deve ter um caráter mais sport-touring do que a aposentada Daytona 675. Embora tenha carenagem integral, a nova Daytona tem guidões posicionados sobre a mesa de direção e uma posição de pilotagem menos esportiva. Já o antigo modelo era uma esportiva de verdade, com semiguidões e vocação para as pistas.
Apesar das imagens vazadas de uma suposta Daytona 660 em sites internacionais, ainda não é certo que a nova moto Triumph de 660cc seja uma esportiva. Primeiramente, porque o próprio Paul Stroud disse, durante a entrevista, que o segmento de motos esportivas perdeu espaço para as motos aventureiras e quase desapareceu.
Além da visão do chefão da Triumph, há outro motivo que nos faz acreditar que a nova moto de 660 cc da Triumph não será uma esportiva. Afinal, na ocasião do lançamento da plataforma média, no final de 2020, vazou uma imagem do que parecia ser uma apresentação para revendedores da marca inglesa que mostravam três motos. As duas – Trident e Tiger Sport – já à venda, além de uma aventureira mais “raiz”, com rodas raiadas e aro 21, na dianteira. Com um design, aliás, bastante semelhante ao da Tiger 900.
Dado o sucesso da Tiger 900, segunda moto mais vendida da Triumph no mundo e a campeã de vendas no Brasil, é mais provável que a marca apresente em breve uma nova Tiger de 660cc.
Com menos potência, menor peso e preço mais acessível, uma futura Tiger 660 teria tudo para repetir o sucesso de vendas dos outros modelos de 660cc. Afinal, a Triumph parece apostar alto em sua nova plataforma de 660 cc. As novas motocicletas deram à marca inglesa a capacidade de competir em um crescente mercado de motos médias e tão carente de opções em todo o mundo. E aí, qual seria sua aposta? A Triumph deve lançar uma esportiva ou uma aventureira de 660cc?