A Virada Cultural 2025 terá mais de mil atrações espalhadas pela cidade. Foto: Grover/Adobe Stock
Para atender a demanda de passageiros durante a Virada Cultural 2025, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo anunciou algumas mudanças válidas durante o fim de semana do dia 24 e 25 de maio. Portanto, trem e metrô funcionará ininterruptamente na madrugada de sábado para domingo.
Leia também:
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco da zona Sul
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco da zona Leste
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco da zona Norte
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco da zona Oeste
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco do Centro
Porém, nem todas as estações estarão abertas para embarque. Conforme a CPTM, de 0h a 4h de domingo, as 57 estações da companhia servirão apenas para desembarque. Para acessar o sistema, o usuário deve entrar pelas estações:
O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema:
Além disso, haverá trans extras para atender uma possível demanda inesperada. Por outro lado, o Metrô divulgou algumas estações que ficarão abertas para embarque e desembarque durante a madrugada de sábado para domingo. As estações são:
Nesse caso, trens extras também estarão a postos para atender os passageiros caso necessário. O restante das estações ficarão abertas apenas para desembarque.
Para comprar um bilhete digital, sem ter um Bilhete Único, o passageiro pode comprar pelo WhatsApp e receber um Qr Code. O contato é (11) 38882200. Além disso, é possível baixar o aplicativo TOP também.
Quem tiver um Bilhete Único, pode comprar diretamente nas máquinas das estações de metrô.
Ainda em relação ao transporte durante a Virada Cultural 2025, a SPTrans e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes (STM) divulgaram uma operação especial. Uma nova linha de ônibus vai operar no Centro de São Paulo para ligar os palcos da região.
Aliás, haverá reforço de 47% nas linhas da madrugada. A partir das 0h de domingo, todas as viagens em todos os coletivos serão gratuitas, parte do Domingão Tarifa Zero.
Além de atender às atrações musicais e culturais, os ônibus da linha se integram com outros com destino a todas as regiões da cidade nos terminais Bandeira e Parque D. Pedro II, e passar próximo aos terminais Amaral Gurgel e Princesa Isabel. Também há integração com as estações do Metrô, em especial aquelas que funcionam durante a madrugada. O intervalo médio da linha será de 12 minutos.
Serão, ao todo, 1,1 mil linhas de ônibus para atender aos palcos em todas as regiões da cidade. De acordo com a SPTrans, há um site para que o passageiro acompanhe a operação do transporte durante a Virada. Ou seja, a empresa opera as 136 linhas com itinerário ajustado para as apresentações, sendo 52 no Centro e 84 nos bairros da cidade.
Além das informações no portal, os pontos com mudanças serão protegidos e os técnicos da SPTrans acompanharão a operação em todas as regiões para orientar os passageiros.
Leia também: Virada Cultural 2025: confira como chegar aos museus com entrada gratuita