Uber firma parceria com a CMB apoiando e expandindo atendimentos da telemedicina

Uber firma parceria com CMB para promover projetos com telemedicina em três instituições. Foto: Adobe Stock

Há 3h - Tempo de leitura: 2 minutos, 6 segundos

A Uber e a Confederação das Santas Casas da Misericórdia (CMB) firmaram um acordo a fim de fortalecer o acesso da medicina em comunidades vulneráveis através da telemedicina e mobilidade. O aporte prevê R$ 100 mil em recursos financeiros e R$ 50 mil em créditos para viagens para apoiar três projetos em hospitais de São Paulo, Salvador e Vitória.

Leia mais: Patinetes elétricos da Whoosh já percorreram mais de 10 milhões de quilômetros em 2025

As instituições beneficiadas serão a Santa Casa de Vitória (ES), o Hospital Santa Marcelina (SP) e a Fundação José Silveira (BA), que já possuem iniciativas de atendimento remoto e com o investimento poderão ampliar suas atividades em seus projetos. Cada hospital participante selecionou um projeto que já estava em andamento para receber o dinheiro:

  • Santa Casa de Vitória: O projeto foca no teleatendimento a idosos com dificuldade de locomoção ou restritos ao lar. O projeto contará com apoio de transporte de pacientes e equipes de saúde através do Uber Health;
  • Hospital Santa Marcelina: O projeto busca garantir acompanhamento remoto e transporte seguro para pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAMCST) submetidos a angioplastia primária. Com o apoio financeiro da Uber será possível, segundo o hospital, assegurar o tratamento completo das lesões coronárias prevenindo reinternações e descompensações;
  • Fundação José Silveira: O apoio do investimento expande o acesso ao diagnóstico precoce de tuberculose em comunidades vulneráveis, promovendo acompanhamento de uma equipe multiprofissional além de garantir transporte gratuito para consultas e exames.

Duração do projeto inicial da Uber

O projeto-piloto terá duração primária de seis meses acompanhando os resultados pela CMB, que fornecerá relatórios consolidados de impacto social e operacional para ver a efetividade do projeto. Entre os indicadores para essas medições estão os números de consultas realizadas via telemedicina, a quantidade de viagens realizadas via Uber Health e o percentual de atendimentos que não exigiram deslocamento físico.

Leia também: Saiba quais os cuidados especiais para sua bicicleta elétrica na praia

“Acreditamos que a inovação pode e deve ser usada para ampliar o acesso à saúde. Essa parceria com a CMB e com os hospitais filantrópicos é um exemplo de com a tecnologia e a mobilidade podem transformar a vida das pessoas e apoiar o sistema público de saúde”, comenta Gabriela Silveira, Gerente de Políticas Públicas, da Uber.