Uber suspende viagens de moto na capital paulista

Uber Moto já existe em 170 cidades brasileiras, mas chegou à SP no início deste ano. Foto: Divulgação/Uber

30/01/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 3 segundos

A Uber anunciou hoje (30/1) a suspensão imediata do transporte de passageiros por moto via aplicativo em São Paulo (SP). A decisão de suspender o Uber Moto foi tomada em comum acordo com a prefeitura da capital paulista, segundo a empresa.

“Ainda que amparados em legislação federal que permite o serviço, suspendemos o Uber Moto em São Paulo, enquanto continuamos trabalhando diretamente com o executivo municipal à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade”, declarou a Uber em nota enviada ao MotoMotor.

Criada em 2020, a modalidade chegou à cidade de São Paulo (SP) em 6 de janeiro e já gerou uma polêmica com a prefeitura da capital. O prefeito Ricardo Nunes publicou um decreto no Diário Oficial que suspendeu temporariamente o serviço de transporte de passageiros por moto no dia seguinte. A partir disso, criou-se um Grupo de Trabalho para discutir a regulamentação municipal do serviço. A principal preocupação da prefeitura está relacionada à segurança e à saúde dos usuários do serviço.

Outro lado: Uber diz que não houve acidentes

A Uber afirma que iniciou um projeto piloto, no início de janeiro, para avaliar a viabilidade do Uber Moto na cidade de São Paulo. De acordo com a empresa, a modalidade começou a ser testada em áreas mais afastadas do centro e em horários específicos. Locais onde, inclusive, já existem serviços de mototáxi, por conta dos desafios logísticos e da alta densidade populacional.

“Testamos o Uber Moto em lugares onde o acesso a um transporte eficiente, seguro e de qualidade ainda encontra barreiras”, esclareceu a empresa. Ainda de acordo com a Uber, “em pouco mais de 20 dias de operação, nenhum acidente com o uso da plataforma foi registrado”.

Atuando em 170 cidades de todo o Brasil, o Uber Moto é uma alternativa ao mototáxi, serviço muito comum em munícipios menores do interior do País e também em capitais da Região Nordeste. Contudo, a Uber reconhece que São Paulo tem desafios singulares e superlativos.

A empresa diz concordar que o transporte de pessoas por moto via aplicativo na capital paulista precisa ser estudado. “Entendemos que a prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico que já conta com a participação da Uber”,