União Europeia deve investir mais de R$ 28 bilhões em infraestrutura para o ciclismo

Ciclista pedala em uma das ciclovias de Paris. Foto: Adobe Stock

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A União Europeia deve investir até 2027 mais de € 4,5 bilhões (cerca de R$ 28 bilhões na conversão direta) em infraetrutura para o ciclismo em seus países membros. O projeto faz parte de um plano para incentivar e reconhecer a bicicleta como meio de transporte principal para redução da emissão de gases estufa. Desse montante, cerca € 3,2 bilhões (R$ 20 bilhões) devem ser destinados à implantação de novas faixas dedicadas aos ciclistas.

Em 2024, o bloco elaborou a Declaração pelo Ciclismo, um documento que reconhece a bicicleta como meio de transporte, e apresenta incentivos para adoção de políticas públicas em seus países membros. Ontem (1º/10), o primeiro relatório a partir desta Declaração divulgou dados importantes sobre a atual condição de ciclismo no continente europeu.

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Segundo o estudo “O Ciclismo Conta” (Cycling Counts), a infraestrutura cicloviária da Europa conta com mais de 900 mil km de extensão, mas apresenta grandes disparidades entre os países membros do bloco. Países como Holanda, Dinamarca e Alemanha já criaram políticas públicas voltadas ao ciclismo e têm redes de infraestrutura bem avançadas.

Os Países Baixos, segundo a Federação de Ciclistas Europeus, possuem a mais avançada infraestrutura do continente, e 28% da população já afirma que a bicicleta é seu principal meio de transporte. Isso é fruto de políticas implantadas desde a década de 1990. Hoje não há um plano nacional sobre o tema, já que todas as responsabilidades foram delegadas para as regiões e cidades.

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Entretanto, alguns países que tentam implantar políticas para colocar a bicicleta como solução no transporte esbarram em um problema geográfico já que há muitas regiões montanhosas e irregulares.

Segundo o mesmo relatório, cerca de 14 países na Europa já possuem um programa nacional de ciclismo e em 23 países não há ainda desenvolvimento de tais planos.

Segundo o relatório O Ciclismo Conta, obtido pela União Europeia, medidas como logística para ciclistas, estacionamentos seguros e maior engajamento com a indústria podem representar avanço para a bicicleta se consolidar como um meio de transporte viável na Europa.

Segundo a Declaração pelo Ciclismo na União Europeia, políticas públicas a níveis regionais e nacionais serão indispensáveis para o avanço do uso da bicicleta como meio de transporte no continente. Essa Declaração influenciou países como a Lituânia, que em 2024 adotou a primeira política pública de ciclismo na história do país.