Um vagão da ViaMobilidade apresentou um possível princípio de incêndio na estação Antônio João, na Linha 8-Diamante. A fumaça ocorreu por volta das nove da noite na segunda-feira, 22. Os funcionários esvaziaram o trem e, também, tentaram controlar a fonte da fumaça.
Após o ocorrido, o trem retornou para o pátio. Nas redes sociais, usuários do trem registraram o momento em que a fumaça foi notada e a área evacuada pelos guardas no local.
Em nota, a ViaMobilidade explicou o ocorrido e descartou as chances de incêndio. “Entre 21h07 e 21h20 de ontem, um trem parado na plataforma da estação Antônio João da Linha 8-Diamante exalou fumaça branca no rodeiro de um dos carros. O trem foi esvaziado e recolhido para manutenção. Outro trem chegou em seguida para atender os clientes. A origem da fumaça é o óleo que evapora ao entrar em contato com peças quentes”, afirmaram.
Em outubro do ano passado, outro vagão da ViaMobilidade teve um pequeno incêndio no teto de uma das estruturas do trem, na estação Domingos de Moraes da mesma Linha 8-Diamante. Durante a ocasião, os passageiros tiveram que evacuar a área.
Desde fevereiro de 2023, dez trens novos foram entregues e outros 26 devem chegar ainda neste ano. As entregas fizeram parte de um pacote de investimentos de R$ 4 bilhões para os três primeiros anos de concessão, com contrato válido por 30 anos. O valor deve contemplar obras nas estações, readequações em passagens em nível, por exemplo, além da aquisição de mais 36 novos trens.
Leia também: Novo trem das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda é apresentado em São Paulo
De acordo com a ViaMobilidade, desde que assumiu as operações das Linhas 8-9, a empresa já investiu mais de R$ 2,5 bilhões apenas em modernização do sistema, manutenção preventiva e com melhorias das estações.