Vai pegar avião com crianças? Preparamos um check-list para uma viagem tranquila

Nos aeroportos, as crianças precisam estar o tempo todo sob supervisão dos responsáveis. Foto: Getty Images

28/12/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 56 segundos

Com as férias escolares e o recesso de fim de ano, o fluxo nos aeroportos aumenta muito, de pessoas se deslocando para desfrutar o período de descanso fora de casa.

Assim, segundo dados oficiais, para as festas de final de ano foram vendidos 4,7 milhões de bilhetes aéreos, número equivalente ao vendido em 2022. Considerando embarques, desembarques e conexões, a estimativa para o mês de janeiro é de 19,8 milhões de pessoas.

Leia também: A cidade das crianças

A Latam espera atender 7,3 milhões de passageiros no período e programou 3 mil voos extras para atender ao aumento na demanda. Levando em conta os aeroportos cheios, vale fazer um bom planejamento da viagem, principalmente para quem se desloca com crianças. Confira, a seguir, algumas recomendações.

1. Separe toda documentação necessária

Em voos nacionais, é preciso apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade original com foto para menores de 8 anos e, para adolescentes de 12 a 15 anos, documento de identificação original com foto ou cópia autenticada. 

Já em voos internacionais, é necessário documento de identificação com foto recente em viagens para países do Mercosul ou passaporte válido para demais destinos.  O documento de identidade do responsável deve comprovar a filiação ou o parentesco em até terceiro grau com o menor.

Assim, o nome do responsável deve ser idêntico no documento pessoal e no do menor. Adultos que não sejam pais ou parentes próximos precisam de autorização do pai, mãe ou responsável legal.

2. Informe-se sobre condições especiais de embarque

De acordo com a LATAM, bebês recém-nascidos, com menos de sete dias de vida, precisam de atestado médico. O documento pode ser enviado em até 48 horas antes do voo para a companhia aérea via formulário online.

Entretanto, vale checar, também, se a empresa oferece serviço de berço: a Latam disponibiliza em voos internacionais, para bebês com até 10 quilos e 71 centímetros.

3. Entenda o embarque prioritário

Todos os passageiros acompanhados de crianças menores de 2 anos de idade podem embarcar antes dos demais: basta se dirigir à fila preferencial, identificada.

4. Entenda quais itens são permitidos na cabine

O responsável pode levar consigo, no avião, uma bolsa ou mochila pequena, que não ultrapasse as medidas máximas de 45 x 35 x 20 cm (altura, largura e comprimento), além do item de segurança, como o Bebê Conforto, ou um carrinho dobrável e desmontável.

Dessa forma, é permitido levar lanche ou mamadeira, mas é importante lembrar que não há como aquecê-los dentro das aeronaves. Também é importante consultar as normas alfandegárias para a entrada de alimentos no destino da viagem.

Além disso, vale reforçar que, no caso da Latam, há menu infantil para crianças a partir de 2 anos nos voos internacionais. Ele precisa ser encomendado com ao menos 48 horas de antecedência do voo pela central de vendas, Whatsapp ou por telefone.

5. Mantenha as crianças com identificação

Com voos e aeroportos mais cheios que o habitual nessa época do ano, é necessário um monitoramento constante das crianças. Elas devem estar sempre próximo dos responsáveis e, se possível, com pulseiras de identificação infantil, que trazem nome e dados de contato dos responsáveis, para o caso de qualquer eventualidade.

Saiba mais: Como transportar as crianças no carro com segurança