Buscando sugestões para:


Mobilidade para quê?

O desafio das cidades inteligentes e conectadas

Connected Smart Cities & Mobility e AirConnected acontecem em outubro, estimulando o debate de ideias e projetos sobre mobilidade urbana e setores da aviação

3 minutos, 40 segundos de leitura

03/08/2022

desafio das cidades inteligentes e conectadas
Assim como foi em 2021, a premiação deste ano do Ranking Connected Smart Cities será realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Foto: Plataforma Connected Smart Cities

Inversão da pirâmide demográfica, fluxos migratórios acelerados pela pandemia, recessão econômica mundial que modifica as relações de trabalho e as formas de consumo, entre tantas outras “novas” realidades deflagradas nos últimos dois anos, têm forçado muitas transformações. Todas elas possuem um aspecto em comum: evidenciam a necessidade de propor o debate em torno das mudanças necessárias nas relações entre os centros urbanos e seus habitantes.

É nesse contexto que será realizado, entre os dias 4 e 5 de outubro, a oitava edição do Connected Smart Cities & Mobility, o principal encontro nacional entre sociedade civil, academia, iniciativa privada e Poder Público para o debate e a apresentação de projetos de mobilidade urbana e cidades inteligentes. Como no ano passado, o evento, que conta com a parceria do Mobilidade Estadão,  acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

“Temos como propósito aproximar os stakeholders e promover as boas práticas e os projetos que viabilizem melhorias concretas na experiência cotidiana de cada indivíduo”, conta Paula Faria, CEO da Necta – Conexões com Propósito –, organizadora do encontro. “O objetivo do Connected Smart Cities & Mobility é trazer soluções para tornar as cidades brasileiras mais desenvolvidas, inteligentes e conectadas. E, para isso, reunimos empresas de diversos segmentos de atuação e o Poder Público para que, juntos, viabilizem sinergias que promovam desenvolvimento”, avalia Paula.

Além da participação de empresas líderes em soluções inteligentes para mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança e empreendedorismo, da programação do evento constam temas relacionados a urbanismo sustentável nas cidades, cases de metrópoles prósperas, mobilidade, acessibilidade, cidades conectadas, resilientes e inclusivas, metrópoles empreendedoras, participativas e engajadas.

Ranking Connected Smart Cities

O evento presencial também será palco da apresentação da edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities. O levantamento identifica as cidades que melhor se posicionaram no levantamento, avaliadas em diversos eixos, como mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. A edição 2021 do ranking coletou dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, totalizando 677 cidades.

No ano passado, São Paulo (SP) manteve-se no primeiro lugar geral no ranking. Florianópolis (SC) foi a segunda colocada, seguida de Curitiba (PR), Brasília (DF), São Caetano do Sul (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Salvador (BA). Também foram premiadas as cidades de Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Barueri (SP), Palmas (TO) e Jaguariúna (SP). Na ocasião, prefeitos e secretários municipais receberam o troféu de cidade mais inteligente e conectada do Brasil.

Já, em 2022, o ranking foi remodelado com a contribuição de representantes das cidades e outras organizações relacionadas aos temas. O lançamento será em uma edição repaginada, contendo a contribuição efetiva das cidades.

AirConnected

Simultaneamente ao Connected Smart Cities, a Necta organiza o AirConnected – Transporte Aéreo Resiliente, Flexível e Tecnológico –, evento dedicado à cadeia do transporte aéreo para debater a colaboração entre os diferentes atores da mobilidade. A proposta é encontrar alternativas sustentáveis, considerando a necessidade de flexibilidade e adequação de todos os envolvidos nesse ecossistema.

Em 2022, o evento traz uma novidade: o lançamento do Connected Urban Air Mobility (Cuam), conectando as novas soluções de mobilidade aérea, como eVTOLs e aeronaves regionais elétricas, com a discussão da cadeia de transporte aéreo, de cidades e mobilidade urbana, eventos simultâneos e complementares ao Cuam. “Organizamos os fóruns simultaneamente para potencializar as sinergias. A mobilidade urbana precisa ser compreendida de forma sistêmica e integrada”, analisa a fundadora.

Em 2021, o Connected Smart Cities & Mobility e o AirConnected reuniram mais de 300 palestrantes e, aproximadamente, 600 pessoas, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, além de 2.400 acessos, que foram registrados na plataforma de transmissão online.

Serviço

8ª Connected Smart Cities & Mobility e AirConnected – Transporte Aéreo Resiliente, Flexível e Tecnológico
Quando: 4 e 5 (presencial) e 6 de outubro de 2022 (digital)
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP)
Inscrições: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login