O mercado de duas rodas continua aquecido no País. Com as vendas em alta, as fabricantes, instaladas no Polo Industrial de Manaus (AM), produziram 397.070 motocicletas entre janeiro e março de 2022. O volume representa uma alta de 21,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Consequentemente, as vendas de motos trail também têm crescido.
“Esse foi o melhor resultado para o período desde 2014. As unidades fabris seguem o planejamento, mantendo a curva de produção para atender o consumidor que deseja adquirir uma motocicleta nova”, declarou Marcos Antonio Bento, novo presidente da Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motos e bicicletas do Brasil.
Embora a enorme maioria dos modelos vendidos no País seja da categoria urbana (street), as vendas das motos trail têm atraído a atenção das fabricantes. São motocicletas de baixa ou média cilindrada destinadas ao uso misto, ou seja, tanto em vias asfaltadas como em ruas e estradas não pavimentadas.
Em março passado, por exemplo, a categoria street liderou o ranking de vendas com 73.358 motocicletas emplacadas, o que corresponde a 51,6% do mercado. Em segundo lugar aparece a trail, com 27.300 unidades e 18,7% de participação. O volume cresceu 41,9%, em relação ao mesmo mês de 2022.
No ano passado, os modelos do segmento trail venderam cerca de 240.000 unidades, ou 20,7% das mais de 1.150.000 motos emplacadas no Brasil em 2022. Tudo indica que, neste ano, o volume de vendas deve acompanhar o crescimento do mercado, projetado em 9%.
As motos trail têm caído no gosto do motociclista brasileiro justamente por suas especificações técnicas. Com suspensões de curso mais longo que os modelos urbanos, chassi robusto e pneus de uso misto, esses modelos rodam com mais segurança em estradas de terra. É importante lembrar que mais de 80% da malha viária brasileira não é asfaltada.
De olho nesse crescente segmento, muitas marcas de motocicleta têm apresentado novidades. No início de abril, a Dafra lançou a nova NH 300, segundo modelo da categoria no portfólio da montadora brasileira. A moto é uma versão com motor maior e mais potente da NH 190, trail que obteve o posto de mais vendida da Dafra no ano passado.
“Apresentamos mais um grande lançamento, dessa vez buscando participar do importante mercado de motos on/off road de 250 cc a 450 cc, que, em 2022, representou aproximadamente 60 mil unidades vendidas”, afirmou José Ricardo Siqueira, gerente nacional de marcas da Dafra. Com a novidade, o executivo acredita que a empresa deve aumentar suas vendas neste ano.
Agora, no final de abril, a Royal Enfield, marca anglo-indiana que inaugurou sua linha de produção no Brasil em dezembro passado, lançará a Scram 411. O modelo é derivado da trail Himalayan, segunda moto mais vendida da Royal Enfield em 2022.
Contudo, a nova Scram 411 aposta numa receita ainda mais urbana, com roda de 19 polegadas, na dianteira, em vez do aro 21 da Himalayan. Com isso, o assento do novo modelo fica mais perto do solo, atraindo um público que, muitas vezes, não se interessa pelas motos trail por serem muito altas. Ainda assim, a nova Royal Enfield mantém o bom curso das suspensões e os pneus on/off road para rodar com desenvoltura na terra.
Entretanto, o lançamento mais aguardado do ano na categoria trail é a nova Honda XRE 300, que não está sendo mais vendida. O modelo deve receber o sobrenome “Sahara”, em referência à NX 350 Sahara, trail da Honda que fez sucesso nos anos 1990.
Segundo informações, a nova XRE 300 deverá ter um design mais moderno, além de receber o motor da recém-lançada CB 300F Twister, que tem maior capacidade e melhor desempenho que o atual.
Tudo para repetir o sucesso da atual geração que figura entre as dez motos mais vendidas no País há alguns anos. No entanto, a XRE 300 tem perdido espaço para outra trail, a Yamaha XTZ 250 Lander, que já superou as vendas do modelo Honda neste ano.
Dafra NH 300
Motor: um cilindro, arrefecimento líquido, 278,3 cm³
Câmbio: seis marchas
Freio: a disco nas duas rodas com ABS
Suspensão dianteira: telescópica com 135 mm de curso
Suspensão traseira: monoamortecida com 145 mm de curso
Peso: 154,3 kg
Preço: R$ 23.990
Royal Enfield Scram 411
Motor: um cilindro, arrefecido a ar, 411 cm³
Câmbio: cinco marchas
Freio: a disco nas duas rodas com ABS
Suspensão dianteira: telescópica com 190 mm de curso
Suspensão traseira: monoamortecida com 180 mm de curso
Peso: 185 kg
Preço: Não definido