Virada Cultural 2025 terá programação espalhada por toda a cidade de São Paulo. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo
A aguardada Virada Cultural 2025 acontece no fim de semana de 24 e 25 de maio, em diversas regiões de São Paulo. Conforme a prefeitura, são mais de 300 atrações, como shows, stand up, apresentações infantis, feiras de artesanato, aulões e mostras de cinema espalhadas pela cidade.
Leia também:
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco do Centro
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco da zona Leste
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco da zona Sul
– Virada Cultural 2025: veja como chegar a cada palco da zona Norte
A extensa lista de shows gratuitos deve atrair moradores e turistas, que precisarão se planejar para chegar a cada palco. Para ajudar nesse deslocamento, o Mobilidade Estadão fez um guia com as melhores formas de chegar em cada um dos espaços da Virada Cultural 2025.
Além dos palcos instalados em espaços públicos, diversos Sescs também terão programação especial gratuita durante o fim de semana. Os museus municipais e estaduais também serão gratuitos durante a Virada Cultural 2025.
Conforme a SPTrans, a frota de ônibus no domingo será 25% maior. Além disso, o metrô e a CPTM devem operar durante a madrugada.
Palcos da Virada Cultural 2025 Zona Oeste
O palco Butantã, localizado no Instituto Previdência da avenida Pirajussara, 4122, fica relativamente próximo à estação de metrô Villa Sônia, da Linha 4-Amarela. Entretanto, são cerca de 20 minutos de caminhada. Porém, é possível pegar um ônibus e desembarcar em frente ao palco.
24/05 – sábado
25/05 – domingo
Nesse caso, o palco Tendal da Lapa fica bastante próximo a uma estação de metrô, a Lapa, da Linha 8-Diamante. Ao descer na estação, basta caminhar dez minutos até chegar ao palco, que fica do lado do Poupatempo Lapa, na rua Guaicurus, 1100. Outra opção é acessar de ônibus, pois há alto fluxo de linhas na região.
24/05 – sábado
25/05 – domingo
Para chegar ao palco Casa de Cultura Butantã, basta descer na estação Villa Sônia, da Linha 4-Amarela, e caminhar cerca de dez minutos. O palco fica na avenida Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri, com acesso também por ônibus.
24/05 – sábado
25/05 – domingo
O Centro Cultural da Diversidade, localizado na rua Lopes Neto, 206, no Itaim Bibi, fica relativamente próximo a duas estações de metrô. A mais próxima é Cidade Jardim, da Linha 5-Lilás. Dali, é possível caminhar por 13 minutos para chegar ao palco. Outra opção é descer na estação Faria Lima, da Linha 4-Amarela, e pegar um ônibus. O ponto é menos de uma quadra de distância do Centro Cultural da Diversidade.
24/05 – sábado
25/05 – domingo
O palco Chácara Jockey, localizado na avenida Prof. Francisco Morato, 5300, na Vila Sonia, fica relativamente próximo a uma estação de metrô. Há cerca de 20 minutos de caminhada da estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela, o usuário pode optar também por pegar um ônibus ou uma corrida de aplicativo.
24/05 – sábado
25/05 – domingo
Outro palco que pode ser acessado a partir de uma estação de metrô é o da Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Há ceca de 20 minutos de distância das estações Oscar Freire e Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, o palco fica na rua Henrique Schaumann, 777, em Pinheiros. Ao descer na estação, o usuário pode optar em pegar um ônibus e corrida de aplicativo também.
24/05 – sábado
Este é outro palco perto, mas nem tanto, de uma estação de metrô. Há apenas 20 minutos de caminhada da estação Lapa, da Linha 8-Diamante, o palco Teatro Cacilda Becker é acessível também de ônibus, pois fica na rua Tito, 295.
24/05 – sábado
25/05 – domingo
Este palco fica dentro do Parque Villa-Logos, na avenida Queiroz Filho, 1205, em Alto de Pinheiros. Para chegar ao local, é recomendado pegar um ônibus ou descer na estação Villa-Lobos Jaguaré, da linha 9-Esmeralda, ao lado do parque.
O Museu das Culturas Indígenas fica próximo ao Memorial da América Latina, ao lado da estação de metrô Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha. AO desembarcar a estação, são 16 minutos de caminhada até a rua Sona Germaine Burchard, 452, próximo ao Parque Água Branca. Também é possível e prático ir de ônibus.
A Biblioteca Monteiro Lobato fica há apenas 12 minutos de caminhada da estação de metrô República, da Linha 3-Vermelha. Localizada na rua Gen. Jardim, 485, na Vila Buarque, o palco fica perto de pontos de ônibus.
24/05 – sábado
No Edifício Oswald Andrade, localizado na rua Três Rios, 363, haverá uma programação especial voltada a cultura pop coreana. A Virada Cultural K-Pop fica perto da estação Tiradentes da Linha 1-Azul.