Linha Nordeste do VLT de Fortaleza (VLT Parangaba-Mucuripe) com o Aeroporto Internacional de Fortaleza ficará pronto no fim de 2025. Foto: Divulgação/Governo do Ceará
A mobilidade urbana de Fortaleza vai ganhar um novo reforço nos próximos anos. O governo do Ceará anunciou nova ampliação do VLT Aeroporto até a Arena Castelão, incluindo duas novas estações no trajeto. A nova etapa do projeto foi divulgada durante vistoria às obras do atual Ramal Aeroporto, que já está 67% concluído.
Leia também: VLT Carioca atualiza frota de trens com investimentos de R$ 34 milhões
Atualmente, o Ramal Aeroporto do VLT de Fortaleza conecta a Linha Nordeste do Metrô (VLT Parangaba-Mucuripe) ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. Essa conexão ocorre por meio de uma linha com 2,4 km de extensão. Quando pronto, o ramal deverá atender até 35 mil passageiros por dia. Portanto, vai beneficiar moradores de quase 40 bairros e quem circula diariamente entre regiões como Mucuripe e Parangaba.
As estações do Ramal Aeroporto já estão com obras avançadas, e a previsão de entrega é para o fim de 2025. Conforme o governo cearense, a construção também inclui a urbanização de uma área de 18 mil m². Além disso, haverá quadra poliesportiva, parque infantil, pista de skate, bancos, iluminação e paisagismo.
A próxima etapa do VLT prevê um trecho adicional de 5,1 km ligando o Aeroporto à Arena Castelão. O novo trajeto contará com duas estações: a Estação Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e a Estação Castelão. Aliás, esta terá conexão com o futuro miniterminal de ônibus que a Prefeitura de Fortaleza pretende implantar.
“Vamos terminar esse trecho até o fim do ano e já iniciar a nova obra. A integração com o Castelão é importante para eventos e para facilitar o deslocamento da população”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
O investimento previsto para essa ampliação é de R$ 181 milhões. Quando em operação, o novo trecho terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia, conectando diretamente o Aeroporto à Estação Expedicionários. O trajeto vai facilitar o deslocamento para bairros como Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.
De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), já há um entendimento entre o governo estadual e a Prefeitura de Fortaleza para que a Estação Castelão tenha integração com o miniterminal de ônibus da região.
“A ideia é que a estação e o miniterminal fiquem próximos, com uma passarela ligando os dois equipamentos. O objetivo é facilitar a vida de quem vai sair do VLT e pegar um ônibus, ou vice-versa”, explicou Hélio Winston, titular da Seinfra.
O projeto, além de expandir a malha do transporte sobre trilhos em Fortaleza, também visa melhorar a experiência dos passageiros com conexões práticas entre VLT e ônibus, principalmente em dias de grandes eventos no estádio.
Leia também: Bonde São Paulo: saiba onde ficarão as estações do futuro VLT que irá circular no centro da cidade