VLT no centro de São Paulo: saiba onde ficarão as estações

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Bonde São Paulo: saiba onde ficarão as estações do futuro VLT que irá circular no centro da cidade

Por: Redação Estadão Mobilidade . 18/06/2025
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Bonde São Paulo: saiba onde ficarão as estações do futuro VLT que irá circular no centro da cidade

De acordo com informações da Prefeitura, o sistema poderá atender até 130 mil usuários por dia

2 minutos, 35 segundos de leitura

18/06/2025

Saiba onde ficarão as estações do futur VLT no centro de São Paulo; confira
O Bonde São Paulo contará com dois trajetos circulares, somando cerca de 12 km de extensão e conectando bairros como Bom Retiro e Brás. Foto: Divulgação/SPUrbanismo

A Prefeitura de São Paulo apresentou novos detalhes do Bonde São Paulo, projeto para criação de duas linhas de VLT no centro da capital paulista. A iniciativa do VLT (Veúclo Leve sobre Trilhos) busca reorganizar a mobilidade urbana no área, além de estimular a requalificação do espaço público e a valorização econômica da área.

Leia também: VLT no Centro de SP cortaria emissão de 88,6 toneladas de CO2 por dia, diz estudo

De acordo com informações divulgadas no site da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o sistema poderá atender até 130 mil pessoas por dia. O projeto busca incentivar, dessa forma, o uso do transporte coletivo e a circulação de pedestres na região histórica. A proposta segue exemplos como o do VLT do Rio de Janeiro, que ajudou, assim, na revitalização da área central da capital fluminense.

Linhas e integração do VLT no centro de SP

O Bonde São Paulo contará com dois trajetos circulares, somando, assim, cerca de 12 km de extensão e conectando bairros como Bom Retiro e Brás. As linhas facilitarão o acesso a pontos culturais e turísticos importantes, incluindo o Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Rua 25 de Março, o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e, além disso, a Biblioteca Mário de Andrade. Espaços de lazer e convivência, como o Vale do Anhangabaú, o Parque da Luz, o Largo do Paissandu e o Parque Dom Pedro II, também serão contemplados, nesse sentido.

O sistema terá integração com cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM e, além disso, uma possível conexão com o BRT Radial Leste e com a futura Linha 19-Celeste do Metrô.

Trajetos previstos

Fonte: SPUrbanismo, Prefeitura de São Paulo

A Linha 1-Sibipiruna, com trajeto circular, terá as seguintes estações:

  • Largo do Paissandu
  • Praça Júlio Mesquita
  • Avenida Duque de Caxias
  • Praça Princesa Isabel
  • Rua Mauá, Rua Prates
  • Rua Solon
  • Rua do Areal
  • Rua José Paulino
  • Parque da Luz
  • Rua Cásper Líbero
  • Praça Alfredo Issa

Já a Linha 2-Jequitibá, circular em dois sentidos, terá as seguintes paradas:

  • Largo do Paissandu
  • Praça da República,
  • Avenidas São João
  • Prestes Maia
  • Pedro Lessa
  • Senador Queirós Mercúrio
  • Praça João Mendes
  • Rua Maria Paula
  • Rua Jaceguai
  • Rua da Consolação
  • Rua Vieira de Carvalho

Trechos adicionais estão em estudo, incluindo opções pelas avenidas São Luís e São João, Praça Ramos de Azevedo, Rua Direita e Vale do Chá.

Próximos passos

Atualmente, o projeto está em fase de estudos técnicos, acompanhados por um Grupo de Trabalho Intersecretarial. A partir desses estudos, será, portanto, definida a modelagem do projeto, com estimativa de investimentos e custos. O processo contará, assim, com audiências e consultas públicas, para garantir a participação da sociedade na definição dos rumos do Bonde São Paulo.

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