Líder de mercado em vendas de caminhões, a Volkswagen Caminhões e Ônibus mostrou aos cerca de 66 mil visitantes da Fenatran porque está na dianteira da preferência do transportador brasileiro: uma linha completa de veículos que entregam mais eficiência, conforto, segurança e tecnologia, associado a um amplo portfólio de soluções de pós-vendas para elevar ainda mais a disponibilidade na operação. Tudo isso sem deixar de inovar e exibir as próximas tendências.
“Neste ano, estamos trazendo o destaque para a sustentabilidade, com veículos elétricos e para longas distâncias, num conceito de híbrido, que nós entendemos que é um plano ponte para a eletrificação. Fora isso, os veículos a gás e os veículos 100% biodiesel, para trazer sustentabilidade, que a gente tanto precisa para o nosso mundo”, afirma Giulianno Nasi, supervisor de Marketing de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
No estande da Volkswagen, além da nova geração do caminhão elétrico leve e-Delivery, lá estavam dispostos dois protótipos inovadores: o Constellation 26.280 Biometano e o conceito Meteor Hybrid.
O Meteor Hybrid foi pensado para o transporte rodoviário de longa distância. O modelo traz um sistema de tração inteligente, desenvolvido em parceria com a Suspensys, que foca seus estudos numa solução voltada ao transporte que não dependa de infraestrutura de carregamento específica.
Dotado de um eixo auxiliar elétrico, esse veículo traz baterias para armazenamento da energia, inversor para controle eletrônico do motor elétrico e um conjunto de módulos eletrônicos para o gerenciamento do sistema. Quando combinado ao uso de HVO, o potencial é de reduzir mais de 90% das emissões de CO2e.
Para aumentar a tração, foram adicionados dois motores elétricos no terceiro eixo, transformando o modelo 6×2 em um 6×4, quando necessário. Há ainda um sistema de regeneração de energia nas frenagense possui um sistema de recarga rápida de alta voltagem no padrão CCS2
Outra aposta da montadora é o Constellation 26.280 movido a biometano, equipado com tanques que somam 240 metros cúbicos de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento. Isso se traduz em uma autonomia de 300 km na cidade na aplicação a que se destina.
Voltado, principalmente, para aplicações de coleta de resíduo urbano, o protótipo é pautado em tecnologia de ponta e alto desempenho, com transmissão automática e motor ciclo Otto de 280 cv de potência e 1.100 Nm de torque.
Essa alternativa de combustível resulta em um baixo custo operacional. O sistema de freio do veículo também contempla o freio hidráulico retarder, que garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações, aumentando a vida útil dos componentes.
Além do bolso, o planeta agradece, pois o biometano é um combustível renovável e permite uma redução de até 90% das emissões de CO2e no ciclo poço à roda.
Os clientes também puderam conhecer de perto o pacote tecnológico Highline, que inclui o painel de instrumentos mais moderno da marca, com 10 polegadas, e uma central multimídia de última geração, com 7 polegadas.
A VW Caminhões e Ônibus foi a primeira montadora a desenvolver e produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina. Com os veículos em operação no continente, são contabilizadas mais de 15 mil toneladas de emissões de CO2e a menos por ano, em comparação com a mesma categoria de veículo a diesel.
Mantendo seu compromisso com as pautas ESG, a empresa não mede esforços para estudar formas de descarbonizar o setor.
As iniciativas vão além da apresentação do Constellation 26.280 Biometano e do conceito Meteor Hybrid. A empresa também anunciou na Fenatran que todo primeiro abastecimento dos veículos na linha de produção da Fábrica de Resende (RJ) passará a ser feito com 10% de diesel verde, o chamado HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado). Adicionado aos 14% do biodiesel que já compõe o diesel padrão, sobe para 24% o percentual de combustível renovável utilizado. O resultado é uma redução de até 90% nas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.