A Yamaha mostrou na Europa uma versão mais aventureira da Ténéré 700. Chamada de World Raid, a nova versão da Ténéré 700 ganhou tanque maior, agora com capacidade para 23 litros, suspensões com curso mais longo e um novo painel com tela colorida de TFT e conectividade.
A nova versão da Ténéré 700 também ganhou com freios ABS com três modos, amortecedor de direção e um para-brisa maior. O modelo traz ainda um novo assento, bipartido, que pode ser retirado para amarrar bagagem.
Criada para os motociclistas que querem percorrer longas distâncias, sem se preocupar com a estrada e nem com os postos de gasolina em regiões remotas, a versão World Raid tem dois tanques de combustível, ao invés de apenas um como o modelo standard. Os tanques são divididos e contam com dois bocais para abastecimento. Somados, têm capacidade para 23 litros e, de acordo com a Yamaha, o suficiente para rodar 500 km sem precisar parar para abastecer.
Para enfrentar todo tipo de terreno, a nova versão traz ainda suspensões de curso mais longo. Na dianteira, o garfo telescópico invertido KYB com tubos de 43 mm teve seu curso aumentado para 230 mm; já na traseira, o monoamortecedor ganhou novos links e um reservatório de alumínio com 200 mm de curso – 20 mm a mais do que na Ténéré 700 “normal”.
Para garantir a estabilidade em altas velocidades e nos percursos de terra, a nova versão ganhou um amortecedor de direção ajustável, da marca Öhlins.
Visualmente, a nova versão da Ténéré 700 se diferencia do modelo base por seu para-brisa mais alto, que ainda traz defletores laterais que podem ser removidos. Outra novidade são as luzes de direção em LED.
Os motociclistas aventureiros também poderão viajar “conectados”. O piloto tem a sua frente um novo painel, com tela colorida TFT de 5” e sistema de conectividade Bluetooth, por meio do app “My Ride”, criado pela Yamaha.
Vale destacar ainda o novo sistema de freios ABS que oferece três modos. Um que atua sobre as duas rodas e é ideal para usar no asfalto; outro que desativa o ABS na roda traseira e é indicado para o uso off-road, além da opção totalmente desligada, indicada para pilotos mais experientes.
Na parte mecânica, a Ténéré 700 World Raid usa o mesmo bicilíndrico de 689 cm³, que equipa o modelo base e é derivado do motor da naked MT-07. Com duplo comando de válvulas no cabeçote e arrefecimento líquido, produz 73,4 cv de potência máxima a 9.000 rpm e bons 68 Nm de torque já a 4.500 giros. O câmbio tem seis velocidades.
Rodas e pneus também são os mesmos. Com rodas raiadas, a Ténéré 700 World Raid usa pneus Pirelli Scorpion Rally (com câmara) nas medidas 90/90-21, na dianteira, 150/70-18, na traseira.
Projetada para os motociclistas que desejam fazer uma longa aventura, a nova Ténéré 700 World Raid chega às lojas da Europa no próximo mês de maio em duas opções de cores: preta e azul. O preço no Reino Unido é de 11.600 libras (cerca de R$ 81 mil), ou seja, 1.900 libras a mais do que a versão base da Ténéré 700, vendida por 9.700 libras (R$ 68 mil).
Contudo, não há previsão de chegada do modelo ao Brasil. Afinal, nem mesmo o modelo standard da Ténéré 700, lançado no exterior em 2018, chegou ao nosso mercado.