Meios de transporte

Veja dicas para viajar de moto

Pegar a estrada é uma das coisas mais legais a se fazer em duas rodas, mas é preciso se preparar e tomar alguns cuidados para evitar imprevistos

3 minutos, 14 segundos de leitura

30/12/2020

Por: Arthur Caldeira

moto-faz-curva-na-estrada
Revisar a moto e conferir se a documentação está em ordem são itens fundamentais para uma viagem tranquila. Foto: Divulgação/Honda

A pandemia fez com que todo mundo tivesse de se adaptar, seja trabalhando de casa ou usando máscara na rua. Isso também vale na hora de programar as férias. Muita gente optou por pegar a estrada nesse verão. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para viajar de moto, com tranquilidade.

O movimento nas rodovias e a quantidade de veículos nos pedágios têm revelado um aumento das viagens rodoviárias. Uma tendência a fim de evitar aglomerações em aeroportos e restrições ao turismo em outros países, apontam os especialistas.

Mas pegar a estrada nas férias pode ser tão ou mais divertido do que viajar de avião, como bem sabem os motociclistas. Afinal, viajar é uma das coisas mais legais a se fazer em duas rodas.

Mas para viajar de moto é preciso certa preparação. Da escolha do roteiro, passando pela revisão da moto e a arrumação da bagagem, elaboramos algumas dicas para que suas férias em duas rodas sejam divertidas e não frustradas; confira.

Pesquise o roteiro

O primeiro passo é definir o destino e, a partir daí, pesquisar as rotas. Use a internet a seu favor, para obter informações das estradas, praças de pedágio e postos de gasolina no caminho. O Google Maps, por exemplo, permite programar paradas, caso a viagem seja muito longa, e até fazer o download do mapa em seu celular, para locais onde não há sinal de internet.

Por falar em distância, a autonomia da moto é fundamental para uma viagem tranquila. O ideal é que você possa percorrer pelo menos 200 quilômetros sem abastecimento. Se a estrada for ruim ou atravessar regiões ermas evite viajar à noite.

OFERTAS 0KM

Prepare você e a moto

Seja uma viagem de 300 quilômetros ou uma aventura até o Atacama, sempre revise sua moto antes de pegar a estrada. De preferência, leve para uma revisão completa na concessionária ou em um mecânico de sua confiança. Peça para verificar o sistema de iluminação, nível de óleo, freios e a transmissão final (coroa, corrente e pinhão). Pneus em boas condições e calibrados são itens básicos a serem checados – se for levar garupa e bagagem, por exemplo, confira a pressão indicada no manual do proprietário.

mecanico faz manutenção em moto honda
Antes de pegar a estrada, faça uma revisão na sua moto. Foto: Divulgação/Honda

Não se esqueça da documentação da motocicleta e nem da sua carteira de habilitação. Confira se está dentro da validade e se todos os tributos foram pagos. Leve também o cartão do seguro saúde e o cartão de crédito e o do seguro da moto.

Outra coisa importante é o equipamento de proteção. A começar pelo capacete, que deve estar em bom estado e com a viseira sem muitos riscos. Na estrada o recomendado é vestir roupas apropriadas para andar de moto, como jaqueta e calça de cordura com proteções, e uma bota de motociclismo. Não se esqueça das luvas!

Bagagem

Uma das limitações de se viajar de moto é o espaço escasso para bagagem. Mas é uma boa oportunidade para praticar o desapego. Leve apenas o necessário e o que realmente será utilizado: mudas de roupa, calçados, celular, carregador, itens de higiene pessoal, etc.

Acomode tudo em uma mala, de preferência impermeável. Caso não tenha, coloque seus pertences em sacos plásticos. Fixe a mala com tiras elásticas no bagageiro. Outra opção são os maleiros rígidos – há no mercado opções para diversas motos, ou até mesmo modelos que já vem com malas. Não se esqueça de separar também a capa de chuva. Afinal, nessa época do ano costuma chover bastante.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
1 Comentário

  • AMERICO ANGELO PISSAIA - 01/01/2021

    Basico demais!

  • Você precisa estar logado para comentar.
    Faça o login