Yamaha Ténéré 700 comemora 40 anos com nova versão ‘Rally’; conheça

Nova versão World Raid tem tanque maior, suspensões de curso mais longo e escapamento de titânio. Fotos: Divulgação/Yamaha

01/06/2023 - Tempo de leitura: 3 minutos, 32 segundos

Apresentada no final do ano passado, com novas tecnologias e melhorias ciclísticas, a Yamaha Ténéré 700 2023 ganha agora uma versão mais aventureira. Batizada de Ténéré 700 World Rally, o novo modelo traz pintura inspirada na Ténéré do piloto Stéphane Peterhansel. Apesar de ser um protótipo de corrida, a moto que o francês venceu o Rally Dakar de 1993 deu origem à Super Ténéré 750, famosa nos anos de 1990.

Além da pintura diferenciada, a Yamaha Ténéré 700 World Rally traz especificações diferentes do modelo base. As novidades incluem conjunto de suspensão KYB de longo curso e tanques de combustível duplos de 23 litros montados na lateral.

A versão mais aventureira da Ténéré 700 ainda vem de fábrica com silenciador de titânio Akrapovič exclusivo e um assento plano de 2 peças. Também há um painel TFT colorido de 5 polegadas com conectividade de smartphone, ABS comutável de 3 modos e um amortecedor de direção ajustável Öhlins.

40 anos de Yamaha Ténéré

A nova Ténéré 700 World Rally representa a versão definitiva da moto aventureira da Yamaha. Sua origem remete ao Rally Dakar, a corrida mais difícil do mundo. A história começou em 1979, quando a Yamaha venceu a primeira edição da prova.

Inspirada por este sucesso e encorajada pelo crescente interesse em provas de rali, a marca japonesa desenvolveu a Ténéré. Apresentada em 1983, a Ténéré original é reconhecida como uma das motocicletas mais influentes e icônicas do século XX.

Ténéré 700 World Rally 2023 tem a pintura da XT750 Super Ténéré do piloto francês Stephane Peterhansel

Embora fosse inspirada em uma moto de rally, a Ténéré 700 foi a primeira moto aventureira, ou bigtrail, da Yamaha. O modelo inovava com seu tanque de combustível de grande capacidade, chassi robusto e motor de alto torque. Com isso, milhares de motociclistas tiveram a oportunidade de viajar a lugares distantes e descobrir novos horizontes.

O que muda na Ténéré 700 World Rally

Construída sobre a mesma base mecânica da Ténéré 700, a versão World Rally usa o mesmo motor de dois cilindros e 689 cm³ do modelo standard. Outra novidade aparece na exclusiva ponteira Akrapovič, construída em titânio. Além de reduzir o peso, acentua a sensação de alto torque e o ronco característica do biciclíndrico.

Apesar de não trazer novidades no propulsor de 74 cv, a nova Yamaha Ténéré 700 mais aventureira ganhou suspensões de curso mais longo. Enquanto o garfo dianteiro KYB, totalmente ajustável, tem 230 mm de curso, o monoamortecedor traseiro oferece 220 mm de curso.

Escapamento Akrapovic
Painel TFT de 5 ”
Tanques de 23 litros
Versão World Rally 2023

O conjunto permite que o piloto enfrente estradas de terra, dunas e até uma prova de rally com seu longo curso. A Ténéré 700 World Rally também traz de série um amortecedor de direção Öhlins, com objetivo de melhorar a estabilidade em altas velocidades e terrenos difíceis.

Além das suspensões, o modelo sai de fábrica com dois tanques laterais com capacidade para 23 litros. Em função disso, teve sua autonomia aumentada, uma característica interessante para quem deseja fazer longas aventuras.

Será que vem ao Brasil?

No restante, a moto aventureira da Yamaha agrega as outras melhorias do modelo 2023. Além de um novo manete de freio, o ABS comutável agora tem três modos. O sistema antitravamento pode funcionar nas duas rodas, desativado completamente ou atuar apenas na roda dianteira.

Contudo, a grande novidade do modelo 2023 da Yamaha Ténéré 700 surge no painel TFT de 5 polegadas que tem formato semelhante a um tablet. Além da melhor visualização, o painel também oferece conectividade para smartphones por meio do aplicativo “My Ride”.

A nova Yamaha Ténéré 700 World Rally deve chegar em breve aos diversos países europeus. Entretanto, ainda não há previsão de que o modelo chegue ao Brasil. A Yamaha tem enfrentado dificuldades para homologar a Ténéré 700 no País, devido às leis de emissão de ruídos.