“Score”, em inglês, quer dizer placar ou pontuação. Logo, o score de crédito é a pontuação que você conquista ao longo da sua vida como consumidor. Esses pontos ajudam você a conseguir crédito na hora de pedir um financiamento, um empréstimo ou mesmo parcelar uma compra.
Os bancos, as lojas e qualquer empresa que venda produtos usando crediário, por exemplo, podem consultar o score de crédito. Dependendo da sua pontuação e das regras da empresa, você pode ter mais facilidade na obtenção de crédito.
O QUE FAZ A PONTUAÇÃO DO SCORE SER MAIOR OU MENOR?
O seu perfil como pagador é definido por algumas situações, como dívidas não pagas, renegociadas, ter entrado no cheque especial, estar negativado, dentre outros. A soma de tudo isso gera uma pontuação que varia de zero a mil e esse cálculo é feito pelas agências de crédito, usando modelos estatísticos que definem se você representa baixo, médio ou alto risco de inadimplência. O fato é que a maneira como você se relaciona com as empresas conta muito.
Para as agências de crédito, essa pontuação mostra se o consumidor consegue honrar com os seus compromissos financeiros ou não. Sendo assim, é muito importante que você esteja ciente da sua pontuação.
No Brasil, quatro empresas estão autorizadas a analisar crédito: Boa Vista, Serasa, SPC Brasil e Quod, cada uma com seu próprio banco de dados e metodologia para o cálculo.
A mais conhecida é a Serasa Experian, que também é pioneira no ramo aqui no Brasil. Ela realiza acordos com as empresas e o objetivo é disponibilizar essas informações para que outras empresas possam consultar. A Serasa está presente em todos os continentes e é considerada a mais exigente das agências de proteção ao crédito, pois avalia dívidas bancárias, residenciais, de empresa, de CPFs e leva em conta diversos fatores além da forma de pagamento.
De acordo com a Serasa, a composição da nota leva em conta sete critérios: comportamento de consultas, consultas para serviço e crédito, crédito contratado, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.
COMPOSIÇÃO DA NOTA
Na Serasa, de zero a mil, existem quatro categorias de pontuação
→ 0 a 300 — baixa
→ 301 a 500 — regular
→ 501 a 700 — boa
→ 701 a 1000 — muito boa
Também é válido mencionar o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), muito conhecido na cultura do brasileiro. Quem nunca ouviu alguém falar: “Fulano está com o nome sujo no SPC”? Como o próprio nome diz, o órgão funciona como um serviço de proteção e representa um Sistema de Informações de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).
VERDADES E MITOS SOBRE A VARIAÇÃO DO SCORE
Cada órgão estabelece seus próprios critérios, mas pagar as contas em dia e ter menos de 30% da sua renda comprometida com empréstimos faz o seu score subir. O mais óbvio também é quitar os débitos em atraso (muitos serviços oferecem renegociação das dívidas com parcelamentos).
No mesmo sentido, quem atrasa o pagamento de dívidas, está com o nome sujo e/ou compromete boa parte de seus ganhos com crédito tem sua pontuação reduzida. Vale lembrar que não é possível “maquiar” o score, como muitos sites e aplicativos sugerem.
Pensando nessas notícias falsas que rodeiam o mundo do score de crédito, o portal Portal InfoMoney separou alguns mitos e verdades sobre o assunto:
Como anda sua pontuação? Você está no time do score alto, esbanjando crédito na praça, ou faz parte do grupo dos inadimplentes? Conta pra gente aqui nos comentários e espalha para os amigos e familiares essas informações sobre o que é e para que serve o score de crédito.