Mais segurança ao volante: 5 dicas para quem dirige pela 99

Alta tecnologia, inteligência artificial e atendimento humanizado fazem parte do ecossistema de segurança para proteção de motoristas e passageiros. FOTO ILUSTRATIVA: DIVULGAÇÃO/99

29/09/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 55 segundos

Para quem está no volante, adotar medidas de proteção na rotina é fundamental. Com mais de 750 mil motoristas parceiros ativos, a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade e à conveniência, implantou mais 50 recursos disponíveis em sua plataforma, que “atuam” antes, durante e depois das viagens. Essas iniciativas trouxeram resultados concretos: redução de 38% dos casos de violência contra condutores parceiros por milhão de corridas.

Para garantir ainda mais tranquilidade aos que trabalham no volante, responsáveis pela locomoção de milhões de pessoas nos 1.600 municípios brasileiros, a empresa reuniu mais cinco dicas para tornar esses deslocamentos ainda mais fáceis e seguros, tanto para os motoristas quanto para quem viaja com eles. Confira a seguir.

1. Checagem de passageiros — A 99 disponibiliza para os motoristas parceiros as informações sobre o passageiro antes do aceite da corrida, como confirmação de que o perfil foi verificado, método de pagamento, frequência de uso do aplicativo, nota de avaliação e destino da corrida.
No momento do cadastro não é obrigatório inserir essas informações, mas para solicitar uma corrida é exigido que o usuário adicione um cartão de crédito ou um CPF válido. Dessa forma, é possível ter todos os dados autenticados.

Uma das telas de informação do app da 99. FOTO: DIVULGAÇÃO/99

2. Gravação de áudio — Localizada no escudo azul do app, a ferramenta pode ser acionada a qualquer momento durante a corrida, caso o usuário se sinta desconfortável no carro. A gravação ajuda a prevenir comportamentos inadequados, além de auxiliar a plataforma a aplicar medidas corretivas como bloqueio contra o passageiro em algumas situações. Nenhuma das partes é notificada quando a funcionalidade é usada e os dados são criptografados e armazenados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

3. Câmeras de segurança — Instalada perto do retrovisor central do veículo e conta um botão de segurança físico em uma posição sigilosa dentro do carro que pode ser ativada pelo motorista a qualquer momento acionando a Central de Segurança da empresa. Como pioneira na implantação de câmeras de segurança em veículos de motoristas parceiros, a 99 aprimorou o recurso com sistema antifurto, lentes olho de peixe, que proporcionam uma visão panorâmica do veículo e contam com um modo noturno, além de registrar som.

No primeiro semestre de 2022 foram realizadas cerca de 6,5 milhões de corridas com câmeras de segurança instaladas nos veículos. A expectativa é que, até o final do ano, incluindo as atuais instaladas, o número chegue a 14 mil câmeras nos veículos dos motoristas parceiros da plataforma.

4. Compartilhamento de rota — disponível para todas as corridas, permitindo que os trajetos sejam compartilhados com os contatos de confiança do usuário, inseridos no app, no menu “Central de Segurança”. Além disso, as viagens são monitoradas em tempo real, via GPS: caso seja identificada alguma anormalidade, como percursos acima do tempo, o recurso ativa protocolos, que incluem contato com o motorista e o passageiro, aciona a Central de Segurança e envia a Patrulha 99, equipes especializadas que, em motocicletas ou carros, prestam apoio presencial.

5. Central de Segurança — Equipes multidisciplinares disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana trabalhando na Central de Segurança para oferecer o melhor atendimento e apoio aos motoristas parceiros — via app ou por telefone — que precisarem de qualquer tipo de suporte.