Minissérie ‘Independências’ encara um Brasil que tem origem nos genocídios negro e indígena

Cena de 'Independências', minissérie de TV Cultura. Foto: divulgação
Expresso na Perifa
11/09/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 6 segundos

Longe de romantizar a história da independência do Brasil e recontar pela milionésima vez acontecimentos históricos apenas do ponto de vista de protagonistas homens e brancos, a produção Independências, dirigida por Luiz Fernando Carvalho e desenvolvida em parceria com o autor do texto, o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, tem roteiro que escapa da “história oficial” que a maioria das pessoas aprende na escola.

O trabalho também ilumina protagonistas apagados e silenciados, a exemplo do povo negro escravizado e das mulheres, como a personagem Maria Felipa, cuja trajetória deve ser conhecida para compreender a luta pela emancipação da Bahia.

É assim que se apresenta o primeiro capítulo. A conferir os próximos.

Nos minutos iniciais, os espectadores são envolvidos em ondas a alto mar. Movimento e som remetem às travessias (navios negreiros? família real?) numa linguagem cinematográfica impactante e nada óbvia. A voz de uma mulher fala sobre kalunga (uma palavra que quer dizer mar, imensidão, morte) em um idioma da cultura bantu. O que começa a ser contado ali não ignora horrores da fundação do Brasil.

“Não é uma série que se restringe ao bicentenário”, disse o diretor Luiz Fernando Carvalho, em entrevista ao Estadão [para o jornal Folha de S. Paulo, Carvalho contou que esse é seu “trabalho mais triste”].

“Estamos propondo uma reflexão sobre a aurora do século 19. Estamos diante da colonialidade, sistema fundado pela modernidade. Logo, apresentamos a modernidade como uma sucessão de eventos trágicos. O despontar de uma era trágica”, explica  o cineasta. E continua: “Nosso presente está repleto de passado. O século 19 foi um período estrutural, marcando avanços e retrocessos com os quais lidamos até hoje. A história do Brasil sempre nos foi contada de forma romantizada, quando, na verdade, é trágica, bárbara, marcada por golpes e genocídios que precisam ser iluminados.”


COMO ASSISTIR A MINISSÉRIE INDEPENDÊNCIAS, NA TV CULTURA

A minissérie Independências, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, estreou na TV Cultura no dia 7 de setembro de 2022. Data do bicentenário da independência do Brasil. São 16 capítulos semanais. Os inéditos vão ao ar às quartas (22h), com reapresentação aos domingos, também às 22h. Quem perdeu o episódio de estreia tem a chance de se atualizar neste 11 de setembro.