A Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e à conveniência, ganha mais um aliado com a chegada da BYD, líder mundial no mercado de veículos elétricos.
Desde o início de julho, o modelo D1 EV já circula na cidade de São Paulo, em fase de teste, com um motorista parceiro da 99. Esse é o primeiro veículo elétrico feito sob medida para atender ao mercado de transporte por aplicativo, além do segmento corporativo e de locadoras.
Com a adesão da BYD, a Aliança avança para impulsionar a infraestrutura para veículos elétricos no Brasil e, consequentemente, aumentar seu uso.
EXEMPLO DE SUCESSO
As propostas da Aliança já foram testadas e acumulam conquistas em Shenzhen, cidade chinesa com aproximadamente 17,5 milhões de habitantes e referência nos setores de tecnologia, transporte e manufatura. Entre os resultados conquistados por lá, está o aumento de veículos elétricos em circulação.
Hoje, eles são 14% do todo (480 mil unidades) e, somente em 2021, a venda de elétricos na região representou 46% do total. Além disso, em toda a China, a DiDi Chuxing ‒ maior empresa de mobilidade do mundo e proprietária da 99 ‒ possui mais de 1 milhão de carros, entre híbridos e de nova energia, inscritos na plataforma, representando 38% dos quilômetros rodados por esse modal em todo o país.
“Temos um forte compromisso de atender aos motoristas parceiros da 99 e seus passageiros com soluções econômico-financeiras viáveis, visando conforto e sustentabilidade”, explica Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil, atual líder de vendas de veículos elétricos no mundo e que atua, por meio da inovação, em todos os segmentos do ecossistema de energia com emissões zero. “É um círculo virtuoso entre todos os envolvidos na Aliança para permitir que veículos de matriz energética mais limpa sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99 tanto em termos financeiros quanto de infraestrutura”, acrescenta.
Thiago Hipólito, diretor de Inovação e do DriverLAB na 99, lembra que, com base nas experiências com o D1 na China, a empresa está apta a falar sobre o que realmente funciona, em termos práticos, para os motoristas parceiros e passageiros, e para a indústria como um todo. “Trabalhamos juntos para que o D1 seja uma realidade no Brasil ainda este ano”, reforça.
DESIGN PARA TRANSPORTE POR APP
O projeto do D1 EV é fruto da parceria da BYD com a DiDi Chu-xing, sendo desenvolvido com base na experiência da empresa e na análise de dados de sua base de usuários. As principais vantagens do modelo são segurança, eficiência operacional e melhor experiência para o passageiro graças a seu espaço interno.
Outro diferencial é a sua porta traseira direita, deslizante e automática, solução criada para facilitar ainda mais o acesso ao interior do veículo. Essa configuração mais amigável do espaço aos ocupantes inclui um assento com design ergonômico, ideal para longos períodos de direção; conforto extra aos passageiros; e maior controle das configurações ambientais e de infoentretenimento.
Como um carro médio, que remete a um sedã de luxo, o D1 possui tecnologias de assistência ao condutor com configurações de segurança, como piloto automático adaptativo (ACC), frenagem de emergência autônoma (AEB), alerta de saída de faixa (LDW) e aviso de colisão com pedestres (PCW).
Esses recursos são combinados com um painel de interação com o motorista, com assistente de voz a bordo e volante inteligente. O carro pode integrar todo o fluxo de serviço de recepção de corridas, desde a verificação do motorista, embarque e desembarque até o pagamento e atendimento ao cliente.
Aliança: mais elétricos nas ruas
A Aliança pela Mobilidade Sustentável é mais uma iniciativa do DriverLAB, centro de inovação 100% focado nos motoristas parceiros da 99:
Soma investimentos de R$ 250 milhões nos próximos três anos, sendo R$ milhões somente em 2022;
Reúne mais nove empresas: BYD, CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Unidas, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric;
Visa aumentar 10% das vendas até 2025 (hoje em 2%);
Prevê criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente são cerca de 1.500);
Tem a meta de colocar em circulação 300 automóveis elétricos da 99 ainda este ano e chegar a 10 mil até 2025
Por dentro do BYD DI
Dimensões: 4.390 mm (comprimento) x 1.850 mm (largura) x 1.650 mm (altura)
Entre-eixos: 2.800 mm
Potência do motor elétrico: 130 cv
Torque: 18,3 kgfm ( máximo)
Velocidade máxima limitada: a 130 km/h
Baterias Blade: com 53 kWh de capacidade, com autonomia para 371 km com uma carga pelo ciclo WLTP (418 km NEDC)