Muito se ouve falar dos impactos econômicos que um grande evento é capaz de gerar na cidade em que acontece. Com a Stock Car Pro Series, não é diferente. Quando suas etapas ocorrem fora de grandes centros urbanos ou capitais, a regra é de que, se você não reservar hotel com bastante antecedência, certamente terá de se hospedar em algum município vizinho.
Em Santa Cruz do Sul, cidade no interior do Rio Grande do Sul, com pouco menos de 135 mil habitantes (estimativa do IBGE) e distante 155 quilômetros da capital do Estado, Porto Alegre, não é diferente. A cada evento por lá, muita gente é obrigada a dormir em municípios vizinhos, como Passo do Sobrado e Venâncio Aires. Santa Cruz tem uma economia forte, é polo mundial da indústria fumageira, a renda per capita é alta. De colonização predominantemente alemã, a cidade se destaca na geração de empregos e ostenta a incrível taxa de escolarização de 98,3%, na faixa de 6 a 14 anos de idade.
Na visita da Stock Car, em novembro de 2021, ficou claro que o autódromo só receberia uma nova etapa da categoria se reformas fossem feitas, principalmente no desgastado asfalto, ainda original da inauguração, ocorrida em 2005. Iniciou-se, então, um intenso intercâmbio entre o município, representado pela prefeita Helena Hermany, e a Stock Car, nas figuras do CEO Fernando Julianelli e do piloto Thiago Camilo, que foram recebidos, em audiência, no gabinete da prefeita, encontro que selou a vontade de ambas as partes para que a categoria voltasse para lá.
Deu tudo certo. O recapeamento completo da pista foi realizado, além de melhorias na estrutura do complexo, literalmente, “pavimentando” a volta da Stock Car, cuja etapa deste ano coincidiu com a semana de comemoração do aniversário de 144 anos de Santa Cruz do Sul. Por isso, ela foi homenageada pelo piloto Bruno Baptista, que mudou o número original do seu carro, 44, para 144, além de inserir mensagem de agradecimento à cidade no seu Toyota Corolla, uma das preferidas do circo da Stock Car. Por sinal, as “soberanas”, como são chamadas a rainha e as duas princesas da tradicional Oktoberfest local, priorizaram o boxe do Bruno para distribuição da cuca de aniversário, tradicional pão doce alemão, ofertada aos participantes.
Coordenada entre a Vicar, promotora da Stock Car, e Priscila Froemming, diretora de desenvolvimento social de Santa Cruz do Sul, uma ação levou dezenas de crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas por programas de apoio do município. “Foi uma oportunidade maravilhosa às crianças que não teriam condições de estar aqui, interagir com os pilotos, conhecer os carros de perto. Foi um dia mágico”, afirmou.
Cesar Ramos, gaúcho de Novo Hamburgo e piloto da Ipiranga Racing, e o argentino Andres Jakos, da Full Time Sports, eram os mais animados: “Comecei a correr de kart com 7 anos, e era igualzinho quando ia a uma corrida de gente grande. Valorizo demais o que eles estão sentindo, pois criança é a coisa mais pura que temos. É uma energia muito boa e, se eu puder fazer a diferença no dia deles como fizeram no meu, já fico muito feliz”, comentou Ramos.
Fernando Julianelli, CEO da Vicar, que organiza e promove a Stock Car, comemorou a parceria: “Tudo o que aconteceu nessa simbiose entre a Stock Car e a cidade de Santa Cruz do Sul veio de forma natural. Depois do esforço do município em preparar o autódromo para o retorno da categoria, houve uma crescente relação de parceria, que a cada dia criava novos elos e vínculos. Por isso, acabaram surgindo essas várias ações que, além de mostrar respeito e apreço mútuos, também realçaram o lado humano do evento e da cidade. Foi uma grande satisfação ver a reação do público a cada iniciativa que tivemos naquele final de semana”.
Volta rápida em Santa Cruz do Sul reúne a realeza presente
Dono do recorde de vitórias na Stock Car (77, em 332 corridas disputadas) e 12 vezes campeão, o paulista Ingo Hoffmann, que ainda atua na Stock Car como embaixador da categoria, levou, para uma volta na pista, Daniele Andressa Müller, rainha da 37ª edição da tradicional Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Depois das ações promocionais durante a etapa, aconteceu o passeio da rainha, com o rei da Stock Car, em uma “carruagem” bem mais veloz que as dos contos de fadas.