Já imaginou mesclar requinte e praticidade? São esses os atributos entregues para quem trabalha a bordo de um caminhão Scania. Considerado por muitos frotistas a “máquina dos sonhos”, o modelo faz jus à fama. E isso se deve ao fato de o Scania dessa nova geração ser equipado com uma das cabines mais eficientes da marca sueca.
Na nova geração, a fabricante do grifo manteve as nomenclaturas P, G e R, mas com projetos totalmente novos. Nada da geração anterior foi reaproveitado. Além disso, a família de caminhões rodoviários ganha a opção da cabine S, de piso totalmente plano. Ao todo são 19 tipos de combinações das novas cabines, entre cabine curta ou leito, teto baixo ou alto.
Gerente de Pré-Vendas da Scania Brasil, Paulo Genezini, explica que o novo habitáculo foi pensado para privilegiar o conforto do motorista e que o projeto começou pelo posto de condução. “Tudo o que colocamos na cabine levou em conta a posição de condução do motorista. O acesso a todos os sistemas do painel ficou bem mais confortável sob o ponto de vista da ergonomia”, diz Genezini.
É uma característica da Scania privilegiar o motorista na criação do seu produto – algo que faz toda a diferença no dia a dia do trabalho no setor de transportes. O posicionamento do condutor, por exemplo, foi realocado. A posição do banco está mais perto do para-brisa e mais para a esquerda. Além disso, a engenharia da marca rebaixou o painel, o que permitiu aumentar a área envidraçada do para-brisa. A proposta foi expandir o campo de visão do condutor. Com a nova posição do painel, toda a instrumentação ficou mais próxima do motorista. Com isso, foi possível também reduzir pontos cegos.
Pensando nos mais variados biotipos de condutores, os assentos possuem diversos níveis de regulagens de altura e profundidade para que joelhos, pernas e pés estejam preservados, seja o condutor de estatura mais alta ou mais baixa.
No pacote básico de acabamento o cliente estará a bordo de uma cabine que entrega nível superior de itens e conforto. Mesmo porque o espaço interno aumentou. A nova geração traz porta-objetos e porta-bagageiros extras. A capacidade de armazenamento interno foi projetada para alcançar o máximo em disponibilidade e flexibilidade, com itens tais como prateleiras, ganchos e redes. Há ainda espaço para acomodar geladeira, micro-ondas e até máquina de café e, a depender da necessidade do cliente, é possível colocar uma segunda cama.
Genezini explica que todos os diferenciais oferecidos pela Scania ao frotista europeu também foram deixados à disposição do transportador pela marca no Brasil.
O painel se destaca pelo cluster com iluminação e grafia adequadas apresentadas em um painel de 7 polegadas. A acessibilidade se complementa pela curvatura do painel. Dessa forma, o motorista não precisa sair da sua posição ao volante para acessar algum instrumento. A caixa de transmissão e o freio retarder, por exemplo, estão posicionados na alavanca do lado direito do volante. Com isso, o motorista praticamente não tira as mãos do volante.
Há ainda um painel multimídia nas opções de 5 ou 7 polegadas com GPS integrado, e também rádio com MP3 e bluetooth, sendo possível parear o smartphone. Dessa forma, o condutor atende o celular, seleciona a estação de rádio, acessa o GPS e as informações do painel de instrumentos pelo volante multifuncional.
A Scania também desenvolveu sistemas de climatização completamente novos. Eles garantem que seja sempre o motorista, e não as condições externas, que deve definir os padrões de temperatura, tanto durante a condução como parado, independentemente de o caminhão ter ar- condicionado manual ou automático. Isso é possível graças a uma série de sensores para vários fatores, como luz solar, umidade e qualidade do ar, além do melhor isolamento da cabine. E, além do conforto, tais inovações ajudam a reduzir o consumo de combustível.