Uma das principais preocupações das empresas é o gerenciamento e manutenção adequados de suas frotas. Não é para menos: uma gestão organizada e eficiente pode representar menos gastos e mais produtividade para as empresas.
Para tirar essa incumbência dos clientes com frota própria – permitindo que se concentrem no negócio –, a Bosch oferece o serviço de gerenciamento e manutenção da frotas. “Esse tema não é o principal item da planilha de custos dos frotistas, mas, certamente, é o que provoca mais dor de cabeça, porque nem sempre esse trabalho acontece de maneira eficaz”, afirma Robson Ferro, responsável comercial pelo negócio de gestão e manutenção de frotas da Bosch Brasil.
Antes de ser implantado no Brasil no início do ano passado, o gerenciamento e manutenção de frotas da Bosch estreou na Argentina, em 2015. Segundo Ferro, quando opta pelo serviço a empresa acompanha todas as informações de cada veículo em tempo real e tem à disposição uma das maiores redes de oficinas independentes do Brasil – a rede Bosch Service, composta por 950 centros automotivos para automóveis leves e 390 direcionados para veículos diesel.
A Bosch disponibiliza ainda um aplicativo no qual o cliente também pode agendar e aprovar manutenções, monitorar onde o veículo está e quantos quilômetros percorreu durante a jornada, por exemplo.
“A Bosch cuida dos carros dos clientes nas áreas técnica, financeira e operacional”, revela Ferro. “A rede de oficinas cadastradas é um diferencial do serviço, que também oferece guincho 24 horas. A operação é bem simples. Sempre que a empresa solicita a manutenção preventiva ou corretiva pelo aplicativo, ela é direcionada para a oficina credenciada mais próxima, que falará sobre disponibilidade, orçamento e se o carro precisa mesmo ter alguma peça substituída.”
Para evitar burocracias, todos os reparos executados dentro do mesmo mês são consolidados na mesma fatura. Se não bastassem a capilaridade da rede e a excelência do serviço, o gerenciamento e manutenção de frota da Bosch traz benefícios para o bolso do cliente.
“Nosso programa não cobra mensalidade e tem planos de preços pré-acordados para as principais intervenções, como troca de óleo, filtros, alinhamento e balanceamento. A empresa sabe quanto exatamente vai gastar”, destaca Paulo Rocca, responsável pelo negócio na América Latina. “O valor pode chegar até 40% menor em comparação ao cobrado pelo mercado.”
Ele conta que, para ser credenciada como integrante do Bosch Car Service, a oficina deve atender a pré-requisitos que envolvem a máxima qualidade dos serviços e das instalações. “Nossas oficinas possuem técnicos especializados em reparo e manutenção de veículos de todas as montadoras, além de alta tecnologia em equipamentos de diagnose e reparação para atender às demandas do mercado”, salienta Rocca.
Futuramente, a Bosch planeja estender o gerenciamento e manutenção de frota para outros países da América Latina e oferecer o serviço não só para as empresas, como também aos clientes pessoa física. “Queremos trabalhar nos mesmos moldes com os consumidores, ou seja, cuidar de toda a manutenção do carro deles com valores competitivos e com uma vantagem a mais: a comodidade que só um serviço de gerenciamento e manutenção de frota pode oferecer.”, divulga Ferro.