As marcas Sram, RockShox e Zipp lançaram em conjunto nesta terça-feira a coleção XPLR , que focará nos modelos gravel de bikes.
Desse modo, a coleção vem para mudar a ideia das gravel bikes no Brasil e trazer mais opções para os novos adeptos do ciclismo.
Assim, vamos conhecer mais sobre este lançamento, os principais detalhes de cada produto e todo o projeto pensado pelas marcas. Confira!
Antes de tudo, a coleção XPLR chega no mercado para atender os amantes da gravel bikes. Em suma, as gravel bikes estão entre as bikes usadas nas estradas e as usadas para o mountain bike (MTB). Assim, a gravel se adapta aos dois tipos de terreno e o modelo é ótimo para quem transita todos os dias por estradas ou circuitos mais irregulares.
Por isso, a coleção foi pensada para dar aos ciclistas de estradas, montanhas e os apaixonados por gravel mais opções ilimitadas para o pedal, em todos os sentidos, aproveitando toda a tecnologia da gravel.
Assim, o primeiro grande detalhe desta bike é a transmissão XPLR da Sram, que oferece todas as marchas certas para a gravel. Por isso, elas são adaptadas as necessidades dos ciclistas de guidão drop, além de serem sem fio específicas para a relação 1X, que usa apenas uma coroa.
Por outro lado, o cassete 10-44t e o câmbio compatível darão aos ciclistas grande alcance para as subidas do gravel e “intervalos de marchas” próximos para uma pilotagem rápida na estrada.
Todavia, a nova transmissão XPLR está disponível em três níveis – RED, Force e Rival -, apresentam o inovador câmbio AXS sem fio da Sram, gerenciamento de corrente e freios a disco hidráulicos refinados.
Assim, a transmissão X-Range oferece mais alcance e uma progressão de marchas mais suave, para que o ciclista esteja sempre na marcha certa;
Em seguida, outra novidade do modelo foi a evolução dos pedivelas Sram RED e Force com a transmissão 1X. Assim, coroas leves e rígidas de montagem direta 1X em tamanhos de 38 a 46T, combinadas com pedivelas com braços de carbono duráveis. Desse modo, as marchas da bike têm alcance no ponto ideal para as necessidades do ciclista, com complicações mínimas.
Dessa maneira, a tecnologia de coroa estreita X-SYNC revolucionária mantém sua corrente onde ela precisa estar, sendo uma nova opção WIDE, que fornece folga máxima para pneus largos e os cassetes XPLR 10-44T.
Nesse sentido, a transmissão XPLR com pedivela Sram Force 1 Wide é uma grande inovação para o mundo das gravel bikes. Assim, o pedivela é mais leve, mais forte e mais simples, com uso de coroas não-aero, que agora podem ser instaladas com uma única ferramenta.
Assim, as variações de pedivelas WIDE acomodam pneus maiores para sua gravel bike com movimento central padrão (Wide com 83mm de largura).
Em outras palavras, a transmissão sempre na marcha certa e trocas AXS sem fio e sem esforço para relação 1X com design de projeto para guidão “drop”. Isso será um bom facilitador para o desempenho do ciclista durante o pedal gravel.
Em seguida, o modelo de suspensão foi feito exclusivamente pela RockShox. A empresa americana trabalha desde 1989 com a produção de suspensões para bikes. Assim, ela se destaca pelo desenvolvimento de bikes de montanhas e faz parte da Sram Corporation.
Assim, a suspensão Rudy e canote retrátil Reverb AXS XPLR são os modelos usados para este novo modelo de bike “Explore“. O garfo Rudy tem capacidade de enfrentar estradas difíceis e oferece curso suficiente para manter seu pedal sob controle.
Por outro lado, combinado com o novo canote retrátil Reverb AXS XPLR, foi criado um design totalmente novo e completamente integrado para realmente levar o ciclista para novos terrenos.
A princípio, a Rudy Ultimate XPLR tem mola Solo Air específico para ajudar esta opção de curso mais leve.
Por outro lado, o novo Reverb AXS XPLR oferece mais controle, confiança e diversão para ciclistas de gravel em todos os terrenos, com um design novo. Além disso, a novidade fica por conta da tecnologia ActiveRide.
Assim, outro destaque desta nova bike são as rodas Zipp 101 XPLR, especialmente desenvolvidas pela Zipp para gravel. O modelo tem tecnologia MOTO (para MTB). Ou seja, estas rodas dão aos ciclistas mais controle e duração em terrenos acidentados, com uma condução suave que ajuda a redução a fadiga do ciclista.
Por isso, este modelo significa um pedal mais confortável, em especial, com uso de pneus sem câmara com pressões mais baixas.
Em seguida, os pneus também ficam por conta da Zipp, com 400 de largura, selecionado para ser mais eficaz com seu padrão de cravos. Assim, os pneus atendem as preferências de evolução dos ciclistas por pneus mais largos para eventos de gravel e pilotagem “off road”.
Assim, a carcaça do pneu e a faixa de proteção para furos, que vai de talão a talão, navegam na linha fina entre a parte flexível e rigidez, para que a aderência e o desempenho não sejam afetados com um pneu de gravel bem durável.
Já a bike terá um guidão Service Course SL-70 XPLR que terá os seguintes detalhes:
Até o momento, os valores são uma média para os produtos que chegam no mês de agosto no Brasil. Assim, a coleção estará disponível por grupo de componentes, a partir de agosto de 2021, conforme a disponibilidade da marca.
Por outro lado, a Zipp mantém um modelo de negócio no Brasil de forma direta com o clipe pelo site zippbrasil.com.br ou você também pode encontrar as peças em vendas pela Semexe. Assim, pela Semexe, você encontra os produtos Sram e RocukShox por ótimos valores.
Por fim, os preços dos produtos “Explore” citados neste artigo giram em torno de R$ 2 mil a R$ 8 mil, de acordo com cada produto.
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