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XPLR: Sram, RockShox e Zipp lançam em conjunto coleção para gravel bikes

Por: Zomi . 20/08/2021

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XPLR: Sram, RockShox e Zipp lançam em conjunto coleção para gravel bikes

As marcas Sram, RockShox e Zipp lançaram em conjunto nesta terça-feira a coleção XPLR , que focará nos modelos gravel de bikes. Desse modo, a coleção vem para mudar a ideia das gravel bikes no Brasil e trazer mais opções para os novos adeptos do ciclismo. Assim, vamos conhecer mais sobre este lançamento, os principais […]

8 minutos, 6 segundos de leitura

20/08/2021

Por: Zomi

As marcas Sram, RockShox e Zipp lançaram em conjunto nesta terça-feira a coleção XPLR , que focará nos modelos gravel de bikes.

Desse modo, a coleção vem para mudar a ideia das gravel bikes no Brasil e trazer mais opções para os novos adeptos do ciclismo.

Assim, vamos conhecer mais sobre este lançamento, os principais detalhes de cada produto e todo o projeto pensado pelas marcas. Confira!

Coleção XPLR

Antes de tudo, a coleção XPLR chega no mercado para atender os amantes da gravel bikes. Em suma, as gravel bikes estão entre as bikes usadas nas estradas e as usadas para o mountain bike (MTB). Assim, a gravel se adapta aos dois tipos de terreno e o modelo é ótimo para quem transita todos os dias por estradas ou circuitos mais irregulares.

Por isso, a coleção foi pensada para dar aos ciclistas de estradas, montanhas e os apaixonados por gravel mais opções ilimitadas para o pedal, em todos os sentidos, aproveitando toda a tecnologia da gravel.

Transmissão XPLR

Assim, o primeiro grande detalhe desta bike é a transmissão XPLR da Sram, que oferece todas as marchas certas para a gravel. Por isso, elas são adaptadas as necessidades dos ciclistas de guidão drop, além de serem sem fio específicas para a relação 1X, que usa apenas uma coroa.

Por outro lado, o cassete 10-44t e o câmbio compatível darão aos ciclistas grande alcance para as subidas do gravel e “intervalos de marchas” próximos para uma pilotagem rápida na estrada.

Todavia, a nova transmissão XPLR está disponível em três níveis – RED, Force e Rival -, apresentam o inovador câmbio AXS sem fio da Sram, gerenciamento de corrente e freios a disco hidráulicos refinados.

Câmbios traseiros XPLR e Tap AXS

  • Opção de transmissão nos níveis RED, Force e Rival;
  • Lógica de trocas eletrônicas sem fio e tap para troca intuitiva, fácil configuração e confiabilidade;
  • Específico para uso 1X com cassetes 10-44t XPLR e 10-36t;
  • Habilitado para Sram AXS, permitindo fácil personalização;
  • Estabilização da corrente mantém o sistema de transmissão silencioso e seguro;
  • Polias X-SYNC maiores para maior durabilidade e eficiência;
  • Compatível com as baterias e Tap existentes.

Cassetes XPLR 10-44t

Assim, a transmissão X-Range oferece mais alcance e uma progressão de marchas mais suave, para que o ciclista esteja sempre na marcha certa;

  • Alcance de 440% dá a cobertura 1x para os pilotos de gravel;
  • Para uso com câmbios traseiros XPLR 1x compatível com correntes Flat Top, compatível com o freehub XDR;
  • Tecnologia MINI CLUSTER para leveza e durabilidade;
  • Disponível nos níveis XG-1271 e XG-1251.

Pedivelas

Em seguida, outra novidade do modelo foi a evolução dos pedivelas Sram RED e Force com a transmissão 1X. Assim, coroas leves e rígidas de montagem direta 1X em tamanhos de 38 a 46T, combinadas com pedivelas com braços de carbono duráveis. Desse modo, as marchas da bike têm alcance no ponto ideal para as necessidades do ciclista, com complicações mínimas.

Dessa maneira, a tecnologia de coroa estreita X-SYNC revolucionária mantém sua corrente onde ela precisa estar, sendo uma nova opção WIDE, que fornece folga máxima para pneus largos e os cassetes XPLR 10-44T.

Pedivela Force 1 Wide XPLR

Nesse sentido, a transmissão XPLR com pedivela Sram Force 1 Wide é uma grande inovação para o mundo das gravel bikes. Assim, o pedivela é mais leve, mais forte e mais simples, com uso de coroas não-aero, que agora podem ser instaladas com uma única ferramenta.

Assim, as variações de pedivelas WIDE acomodam pneus maiores para sua gravel bike com movimento central padrão (Wide com 83mm de largura).

Em outras palavras, a transmissão sempre na marcha certa e trocas AXS sem fio e sem esforço para relação 1X com design de projeto para guidão “drop”. Isso será um bom facilitador para o desempenho do ciclista durante o pedal gravel.

Suspensão

Em seguida, o modelo de suspensão foi feito exclusivamente pela RockShox. A empresa americana trabalha desde 1989 com a produção de suspensões para bikes. Assim, ela se destaca pelo desenvolvimento de bikes de montanhas e faz parte da Sram Corporation.

Assim, a suspensão Rudy e canote retrátil Reverb AXS XPLR são os modelos usados para este novo modelo de bike “Explore“. O garfo Rudy tem capacidade de enfrentar estradas difíceis e oferece curso suficiente para manter seu pedal sob controle.

Por outro lado, combinado com o novo canote retrátil Reverb AXS XPLR, foi criado um design totalmente novo e completamente integrado para realmente levar o ciclista para novos terrenos.

Rudy Ultimate XPLR

A princípio, a Rudy Ultimate XPLR tem mola Solo Air específico para ajudar esta opção de curso mais leve.

Alguns detalhes:
  • Cartucho Charger Race Day ajustado para as necessidades do gravel com trava sólida e uma gama completa de ajuste de retorno;
  • Mola Solo Air está perfeitamente ajustada para cursos mais curtos e eficiência em solavancos;
  • Compatibilidade do para-lama curto com um sistema de 3 parafusos (as variantes AM incluem o para-lamas RockShox);
  • Coroa usinada, leve e anodizado oferece um acabamento premium e durável;
  • Folga para pneus de até́ 700x50mm;
  • Opções de curso de 30mm ou 40mm;
  • Disponível nas novas cores Signature Areia ou Preto brilhante.

Reverb AXS XPLR

Por outro lado, o novo Reverb AXS XPLR oferece mais controle, confiança e diversão para ciclistas de gravel em todos os terrenos, com um design novo. Além disso, a novidade fica por conta da tecnologia ActiveRide.

Alguns detalhes:
  • Novo ActiveRide; com o toque no seu controle AXS, o ciclista tem conformidade integrada para garantir conforto e controle com amortecimento ativo ou rígido;
  • Duas novas opções de curso para escolher: 75mm ou 50mm;
  • Novas opções de fixação de selim compatíveis com trilhos ovais de carbono 7×10;
  • Comprimentos do novo canote incluem 400mm e 350mm, e um curso de 50mm apenas;
  • Tecnologia AXS permite a personalização do ciclista por meio do App AXS;
  • Controles de guidão AXS (drop ou reto);
  • Mesma bateria de todos os outros componentes SRAM AXS;
  • Sistema é completamente à prova d’água e à prova de poeira com classificação IP69K;
  • Bateria SRAM AXS e carregador incluídos;
  • Controles AXS vendidos separadamente.

Rodas Zipp

Assim, outro destaque desta nova bike são as rodas Zipp 101 XPLR, especialmente desenvolvidas pela Zipp para gravel. O modelo tem tecnologia MOTO (para MTB). Ou seja, estas rodas dão aos ciclistas mais controle e duração em terrenos acidentados, com uma condução suave que ajuda a redução a fadiga do ciclista.

Por isso, este modelo significa um pedal mais confortável, em especial, com uso de pneus sem câmara com pressões mais baixas.

Outros detalhes:
  • Conjunto de cubos ZR1 para melhor design de vedação, duração aprimorada e resposta mais rápida com 66 pontos de engate;
  • Tecnologia MOTO, a construção do aro de parede única das 101 XPLR, oferece excelente conformidade e amortecimento de vibração;
  • Disponível em 700c ou 650b com um perfil interno de 27 mm de largura;
  • Peso: 700c: 1,665g / Peso: 650b: 1590g;
  • Disponível em duas cores Padrão e Areia;
  • Garantia vitalícia.

Pneu Zipp G40 XPLR

Em seguida, os pneus também ficam por conta da Zipp, com 400 de largura, selecionado para ser mais eficaz com seu padrão de cravos. Assim, os pneus atendem as preferências de evolução dos ciclistas por pneus mais largos para eventos de gravel e pilotagem “off road”.

Assim, a carcaça do pneu e a faixa de proteção para furos, que vai de talão a talão, navegam na linha fina entre a parte flexível e rigidez, para que a aderência e o desempenho não sejam afetados com um pneu de gravel bem durável.

Outros detalhes:
  • Peso: 480g
  • Pronto para Tubeless e Hookless ,
  • Compatível com câmara 30 a 65 psi
  • ETRTO: 40-622 (700x40c) Parede lateral bege

Guidão

Já a bike terá um guidão Service Course SL-70 XPLR que terá os seguintes detalhes:

  • Grafismos Zipp atualizados;
  • Topo ergonômico com 3° de inclinação para trás;
  • Nano jateamento de alumínio preto fosco;
  • Compatível com ISO 4210;
  • Garantia vitalícia para a linha XPLR;
  • O alcance de 70 mm e o drop de 115 mm permitem uma posição confortável das manetes e uma posição de drop raso;
  • Flare de 5° e a inclinação de 11° para fora criam uma posição de drop de 6 cm mais larga que as manetes.

Valores da XPLR

Até o momento, os valores são uma média para os produtos que chegam no mês de agosto no Brasil. Assim, a coleção estará disponível por grupo de componentes, a partir de agosto de 2021, conforme a disponibilidade da marca.

Por outro lado, a Zipp mantém um modelo de negócio no Brasil de forma direta com o clipe pelo site zippbrasil.com.br ou você também pode encontrar as peças em vendas pela Semexe. Assim, pela Semexe, você encontra os produtos Sram e RocukShox por ótimos valores.

Por fim, os preços dos produtos “Explore” citados neste artigo giram em torno de R$ 2 mil a R$ 8 mil, de acordo com cada produto.

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