Ayvens está pronta para tendências no setor de mobilidade

Formada pela união entre as duas gigantes globais do setor, ALD Automotive e LeasePlan, a marca Ayvens nasce com uma frota de 3,3 milhões de veículos em todo o planeta e um grande foco em sustentabilidade. Foto: Divulgação/ Ayvens

Há 7 dias - Tempo de leitura: 4 minutos, 51 segundos

Veículos elétricos. Economia circular. Redução de emissão de poluentes. Carros conectados e mais inteligentes. Usar – e não ter – um veículo. São muitas as tendências e transformações vividas atualmente pelo setor de mobilidade, um dos mais tradicionais da indústria global. Mais do que apenas criar bons produtos e prestar serviços de qualidade, existe uma forte pressão por parte do consumidor para que as empresas estejam posicionadas para lidar com as diferentes demandas em torno dessas novidades. Formada pela união entre as duas gigantes globais do setor, ALD Automotive e LeasePlan, a marca Ayvens nasce com uma frota de 3,3 milhões de veículos em todo o planeta e um grande foco em sustentabilidade. 

Responsável por serviços como gestão de frotas corporativas, terceirização de frotas, aluguel flexível de carros e até mesmo cartões mobilidade, a Ayvens oferece serviços para empresas em 42 países espalhados pelo mundo. “Nosso negócio está focado nas necessidades de mobilidade de outras empresas, buscando que a experiência de condutores e gestores de frota aconteça da melhor forma possível”, explica Roberta Ferreira Rosendo, diretora de Marketing e Produtos da Ayvens no Brasil. A aquisição foi feita em maio de 2023, quando a ALD Automotive adquiriu a LeasePlan. Após a integração das duas companhias, a empresa assumiu a nova marca aqui no País nas últimas semanas, trazendo a expertise de décadas de trabalho em mobilidade. 

Mas em vez de olhar para o passado, a Ayvens tem foco no futuro: hoje, a empresa é dona da maior frota multimarcas de veículos elétricos do planeta, com mais de 523 mil automóveis, e está apoiando seus clientes na transição para uma mobilidade mais sustentável. Não é uma tarefa fácil – e nela está incluído o apoio para a transição dos clientes do universo de carros com motor a combustão para uma nova realidade. 

“Muitas empresas hoje estão acostumadas, por exemplo, a entregar um cartão combustível para o executivo ou a força comercial. Com o veículo elétrico, não faz sentido, mas é preciso checar se será necessário instalar um carregador na casa do colaborador ou no próprio site (escritório, planta, sede) da empresa para conseguir fazer a rotina do condutor fluir”, explica Ferreira. Segundo ela, há apetite dos clientes da Ayvens para testar a nova tecnologia – especialmente porque a adoção de veículos elétricos pode inclusive auxiliar em metas de sustentabilidade. 

Metas e compromissos

A própria Ayvens assumiu também o compromisso de reduzir em até 20% suas emissões globais de carbono até 2026, na comparação com o que fazia em 2019. Para alcançar esse número, a empresa trabalha não só na transição da frota, mas também em esforços que busquem reduzir o impacto ambiental de suas operações. Entre eles, podem ser destacados o uso de veículos com motores para biocombustíveis, reduzindo o uso de gasolina ou diesel.

Outro ponto importante para a redução de emissão de poluentes são boas práticas em torno da manutenção e do reparo dos automóveis utilizados pela empresa em toda a sua frota. “Nós orientamos nossos clientes a fazer revisões preventivas. Um veículo com boa manutenção dura mais, o que também torna esse ponto importante para nós, ainda mais considerando toda a relação com a economia circular”, diz Roberta. 

O uso de tecnologia é outro diferencial da empresa, especialmente considerando uma frota de carros conectados, com dados de telemetria que podem ser lidos em tempo real pelos gestores. É uma forma de trabalhar a segurança dos condutores. Uma frota onde condutores estejam mais orientados para a segurança e seus comportamentos sejam cada vez mais conscientes, é necessariamente uma frota mais sustentável.

São argumentos que vão ao encontro da demanda dos clientes, muitos deles empresas multinacionais que assumem compromissos ligados ao meio ambiente. “É muito comum que clientes de outros países nos procurem para acessarem nossos serviços aqui no Brasil, mas também temos clientes nacionais líderes em suas indústrias. Nosso negócio ajuda a economia do Brasil girar – – literalmente”, diz Roberta Ferreira. 

Por falar em giro, a empresa transformou uma necessidade de seu negócio em uma solução sustentável. Em final de ciclo, os veículos que estavam imobilizados, são majoritariamente desmobilizados numa plataforma voltada para o B2B. Chamado de Ayvens Carmarket, o sistema permite que lojistas em todo o Brasil acessem esses ativos que já foram utilizados. “É uma forma de dar reúso rápido a um ativo que ainda é valioso”, ressalta a executiva. 

Olhar para o futuro

A Ayvens está sempre testando novos produtos, tecnologias e fazendo parcerias inovadoras. “Naturalmente o que acontece primeiro na Europa ou em outros países podemos trazer para o mercado brasileiro em forma de case ou de projeto”, afirma a diretora de Marketing.

No caso dos motores a hidrogênio, Roberta afirma que a empresa está de olho e acompanha o desenvolvimento da tecnologia. Em relação aos carros autônomos, que não precisarão da figura do motorista, a executiva afirma que o futuro talvez seja diferente na América Latina. “Pela configuração das ruas, infraestrutura de sinalização e conectividade, o mais provável é que na região, num primeiro momento, o foco esteja nos veículos semiautônomos”, projeta a diretora de Marketing da Ayvens no Brasil. Seja como for, essa ainda é uma estrada com horizonte a ser percorrido no futuro. Mas, se resta alguma certeza, é que haverá um carro gerido pela Ayvens por lá.