A BYD já está no Brasil há mais de uma década, com a venda de caminhões e ônibus elétricos, como os presentes no corredor verde de São José dos Campos, em São Paulo. Nos últimos anos, a empresa também inseriu alguns carros elétricos, como o Dolphin.
O primeiro Momento Mobilidade deste ano aconteceu na quarta-feira, 7, e convidou Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD no Brasil, para comentar sobre o avanço da marca e dos eletrificados aqui no País. O programa foi mediado por Tião Oliveira, editor do Jornal do Carro.
O sucesso do Dolphin impactou todo o mercado de veículos elétricos no País, fazendo com que outras marcas diminuíssem o preço de seus carros. “Nós olhamos para os concorrentes de combustão, com o objetivo de chegar ao público que estava comprando esse carro de valor equivalente ao Dolphin. [Com isso] conseguimos impactar essas pessoas e trazer elas para a concessionária”, afirma Antunes.
O novo complexo da empresa em Camaçari, na Bahia, deve impactar na oferta de produtos no País. Com capacidade de produção de 150 mil veículos por ano, o objetivo da empresa é produzir diversos modelos na fábrica local. Dentre os modelos já incluídos, estão alguns híbridos. “A BYD esta focada nisso, nossas duas frentes são: vender e entender como continuar vendendo no futuro”, explica.
Além disso, nos próximos anos, a BYD pretende trazer novos modelos para o Brasil, como o Dolphin Mini, com proposta parecida com o primeiro e bem-sucedido modelo. Em 2023, a empresa fechou o último mês como a décima marca no mercado brasileiro. Já em janeiro deste ano, a montadora apareceu em décimo lugar no ranking geral das empresas de automóveis no Brasil, de acordo com Antunes.